O que gostarias de pesquisar?

INCÊNDIOS

© pixabay.com

O nosso planeta enfrenta uma crescente emergência climática que resulta num planeta em chamas, ano após ano. Os incêndios e fogos rurais são a ponta do iceberg de uma muito mais ampla e grave crise para a humanidade - a crise climática.
 
A Península Ibérica é particularmente vulnerável aos grandes incêndios. Todos os anos cresce a proporção de grandes incêndios em relação ao número total de sinistros. A alta sinistralidade e intencionalidade, o despovoamento rural, o abandono de terrenos florestais, a ausência de incentivos e políticas que possam gerir de forma coerente o território e os efeitos das alterações climáticas são o cocktail perfeito para incêndios de alta intensidade, simultâneos e impossíveis de controlar.

As alterações climáticas são o presente e o futuro. É urgente tomar medidas de adaptação e mitigação para reduzir os seus impactos. As políticas de combate contra os incêndios a nível global estão condenadas ao fracasso: priorizam avançados dispositivos de extinção e ignoram os efeitos do aquecimento global e da acumulação de combustíveis à escala da paisagem. A única solução possível é a prevenção e a aposta na transformação resiliente da paisagem.

A solução está nas nossas mãos. Governos, empresas e cidadãos ibéricos devem unir-se e investir em paisagens resistentes ao fogo, pela segurança de todos nós.

PAISAGENS CORTA-FOGOS
        
            
        
    

PROJETOS-PILOTO PARA A DIMINUIÇÃO DE INCÊNDIOS RURAIS GRAVES 

 

A Comissão Europeia, através da Direção Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG Reform), está a financiar uma equipa de especialistas, da qual a ANP|WWF faz parte, para apoiar a implementação do Programa Nacional de Ação (PNA) integrado no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30.

Os grandes objetivos são evitar a perda de vidas humanas em incêndios rurais, diminuir a percentagem dos incêndios superiores a 500 ha e assegurar que a área ardida acumulada na década 2020-2030 não ultrapasse os 660.000 ha.

As três áreas piloto - Alto-Tâmega, Coimbra e Barlamento Algarvio - foram reconhecidas como locais de experimentação de soluções que permitam implementar este Programa Nacional de Ação de uma forma mais rápida e robusta.

Sabe mais aqui e no vídeo que mostramos de seguida.

Wildfires Portugal
Relatórios sobre incêndios

Esta é a PYROS Collection.

Uma coleção exclusiva de peças de mobiliário feitas a partir de madeira queimada. 
Uma destas peças únicas será enviada ao Ministro do Ambiente, uma forma de lembrar as autoridades que têm de apostar na prevenção, para que estas tragédias não se repitam.

Donativos
Donativos