O que gostarias de pesquisar?

INCÊNDIOS

© pixabay.com

O nosso planeta enfrenta uma crescente emergência climática que resultou num planeta em chamas. Esta crise de super incêndios é a ponta do iceberg de uma muito mais ampla e grave para a humanidade, a crise climática.
 
A Península Ibérica é particularmente vulnerável aos super incêndios. O problema dos incêndios é cada vez maior: ano após ano cresce a proporção de grandes incêndios em relação ao número total de sinistros. A alta sinistralidade e intencionalidade, o despovoamento rural, o abandono de usos tradicionais, a ausência de incentivos e políticas que possam gerir de forma coerente o território e os efeitos das alterações climáticas são o cocktail perfeito para incêndios de alta intensidade, simultâneos e impossíveis de apagar.

Mas a verdade é que não estamos preparados para estes super incêndios. As alterações climáticas são o presente e o futuro e urge tomar medidas de adaptação e mitigação para reduzir os impactos previstos.

As políticas de combate contra os incêndios a nível global estão condenadas ao fracasso: priorizam avançados dispositivos de extinção e ignoram os efeitos do aquecimento global e da acumulação de combustíveis à escala da paisagem. A única solução possível é a prevenção e a aposta na transformação da paisagem.

Há solução e está nas nossas mãos. Governos, empresas e cidadãos ibéricos devem unir-se e investir em paisagens resistentes ao fogo, pela segurança de todos nós.

PAISAGENS CORTA-FOGOS
        
            
        
    

Relatórios sobre incêndios

Esta é a PYROS Collection.

Uma coleção exclusiva de peças de mobiliário feitas a partir de madeira queimada. 
Uma destas peças únicas será enviada ao Ministro do Ambiente, uma forma de lembrar as autoridades que têm de apostar na prevenção, para que estas tragédias não se repitam.

Doar
Doar