The WWF is run at a local level by the following offices...

Licenciada em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), da Universidade de Lisboa e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo mesmo instituto. É Diretora-Executiva da Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF – World Wide Fund for Nature. Enquanto especialista em Fundraising e em consultoria de Comunicação e Imagem, foi consultora de vários projetos e entidades: Programa Comunitário EQUAL, ANESPO, Renatura, LPR, Erena, grupo SetCom. Foi membro da Comissão Executiva do Observatório da Comunicação português – OberCom e responsável pela comunicação e relações públicas. Foi diretora de clientes na agência de comunicação Agenda Estratégica. Participou em vários projetos de investigação no ISCTE, Departamento de Sociologia da Comunicação e Tecnologias de Informação.

Com duplo mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra e Sciences Po Bordeaux, o seu percurso inclui um estágio junto do Conselho da União Europeia, a que se seguiram cerca de três anos de trabalho na área de gestão de projetos e angariação de fundos públicos. Trabalha desde setembro de 2022 como Diretora de Angariação de Fundos na ANP|WWF.

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha desde 2018 na área da comunicação, nomeadamente em agências de comunicação. O seu percurso profissional inclui organizações como a Adagietto, Amnistia Internacional e Geota. Entrou na ANP|WWF em fevereiro de 2021 como Técnica de Relações Corporativas, fazendo o contato com as empresas parceiras da organização.

Licenciada em Psicologia pela ULHT com conclusão de mestrado na Uppsala Universitat, adquiriu experiência nas suas viagens onde desenvolveu as suas competências como professora, angariadora de fundos, coordenadora de voluntários e gestora de projectos. Tendo colaborado com organizações internacionais como The Zero Food Waste Heroes e Olympic Games, juntou-se à equipa da ANP|WWF em 2021.

Licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências e Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a finalizar o Mestrado em Políticas Públicas. Trabalhou em projetos de angariação de fundos em outras organizações, como recrutador face to face. Pertence à equipa da ANP|WWF, como técnico de angariação de fundos, desde junho de 2022.

Licenciada em Ergonomia pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, ao longo do seu trajecto profissional adquiriu experiência na área de Segurança e Higiene no Trabalho, mediação imobiliária, gestão de encomendas e stocks, cobranças, inventário e tarefas administrativas e financeiras no sector da restauração e condomínios. Trabalha na ANP|WWF desde janeiro de 2021 como Assistente Administrativa e Financeira.

Licenciada em Comunicação Empresarial pela ESCS, desde 2005 que trabalha em comunicação, tanto em Portugal como no estrangeiro. O percurso inclui agências de comunicação e de publicidade, onde desenvolveu trabalho na organização de eventos, assessoria mediática e gestão de projectos. Ingressou a equipa da ANP|WWF em 2018.

Licenciada em Ciência Política e com uma pós-graduação em Direitos Humanos, tem um mestrado em Estudos do Desenvolvimento pelo ISCTE. O seu percurso profissional inclui organizações como a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, e desde fevereiro de 2021, a ANP|WWF.

Licenciada em Gestão do Património e mestre em Práticas Culturais para Municípios, especializou-se nas áreas das Ciências Políticas e da Comunicação, com foco nas políticas públicas e compromissos sociais e ecológicos, gestão da reputação e comunicação de crise. Integra a equipa da ANP|WWF desde 2022.

Licenciada em Comunicação Social com pós-graduações nas áreas do Marketing Político, Gestão de Crise, Assessoria de Imprensa e Organização de Eventos. Trabalhou vários anos em agências de comunicação em Portugal e também em Angola. Nos últimos anos trabalhou na área política, fortemente dedicada à comunicação nas áreas do ambiente, dos direitos humanos/sociais e da proteção animal. Integra a equipa da ANP|WWF desde fevereiro de 2022.

Licenciada em Marketing e Publicidade no Instituto Politécnico de Santarém, participou em vários intercâmbios do programa ERASMUS+ sobre sustentabilidade e desperdicio zero. Com várias formações em marketing digital, é apaixonada pelas novas tendências e integra a equipa da ANP|WWF desde maio de 2022.

Bióloga Marinha formada na FCUL, tem um mestrado em Políticas e Gestão Ambiental pela Universidade Livre de Amesterdão, e é doutorada em Ciências do Mar pela Universidade de Lisboa. O seu percurso de 18 anos inclui a investigação, consultoria ambiental, e filantropia, sempre focada na interseção entre ciência e políticas públicas. Em 2020 juntou-se à ANP para assumir a coordenação da equipa de conservação, que abrange as áreas de Políticas, Oceanos e Pescas, Florestas/Vida Selvagem/Alimentação, e Água.

Bióloga Marinha, com especialização em Pescas, Mestre em Ecologia Aquática e Doutorada em Ciências do Mar. Trabalha há mais de 20 anos em Oceanos e Pescas, com especialização em processos participativos. Em 2014, integrou a equipa WWF, sendo responsável por questões de políticas marinhas e de pescas e pelos projetos sobre Cogestão em Pescas, Consumo Responsável de Pescado e Conservação Marinha (como Áreas Marinhas Protegidas, Espécies-Bandeira e poluição por plástico), função que agora desempenha na ANP|WWF.

Licenciada em Biologia pela FCUL e mestre em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pelo ISA&UE. Desde 2006 que integra projetos de conservação marinha nacionais e internacionais, nas áreas de restauro de habitats insulares, monitorização de espécies marinhas e interacções da pesca com espécies vulneráveis, na costa portuguesa e Açores. Participou também em projetos com turismo de cetáceos no Algarve e do Banco Mundial com a África de língua portuguesa. Em 2020 integra a equipa Oceanos e Pescas da ANP|WWF, nas áreas de pesca sustentável, políticas ambientais e conservação de espécies marinhas bandeira.

Licenciada em Biologia pela FCUL, com um mestrado em Ecologia Marinha (FCUL) focado na relação entre a população de São Tomé, nomeadamente pescadores artesanais, ecossistemas marinhos e tubarões. Desde 2021 integrou diversos projetos multidisciplinares nas áreas de ambiente e sustentabilidade, com o envolvimento ativo da comunidade, e com foco especial nas zonas costeiras. Juntou-se à equipa da ANP|WWF em março de 2023.

Natural das Caxinas, a maior comunidade piscatória em Portugal, o mar sempre foi a sua segunda casa e ao longo da vida lidou de perto com os problemas da atividade pesqueira. Licenciado em Ciências do Mar, pela Universidade de Aveiro e mestre em Ciências do Mar e Recursos Marinhos - Especialização em Aquicultura e Pescas pelo ICBAS - Universidade do Porto. No decorrer da sua carreira profissional trabalhou em várias áreas, tendo começado no mundo da aquicultura, como técnico de maternidade na Sea8 tendo posteriormente ingressado no Zoomarine no Centro de Reabilitação de Espécimes Marinhos - "Porto D'Abrigo" e no Departamento de Conservação estando envolvido em vários projetos de conservação e cidadania. Desde 2023 integra a equipa Oceanos e Pescas da ANP|WWF, nas áreas de pesca e consumo sustentável de pescado.

Licenciada em Biologia Marinha na Universidade do Algarve e mestre em Ecologia Marinha pela FCUL. Está, de momento, a realizar um mestrado em Educação e Sociedade no ISCTE. Faz parte da equipa da ANP|WWF desde 2018, onde integrou projetos de cogestão em pescas e ciência cidadã no programa de oceanos desta associação. É responsável pelo desenvolvimento e coordenação do Programa de Educação Ambiental da ANP|WWF desde 2019 onde desenvolve e aplica metodologias com foco na educação não formal, sendo ainda responsável pela coordenação, capacitação e mentoria das equipas jovens do programa Generation Earth Portugal.

Licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências e Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a finalizar o Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade. Trabalha desde 2018 na área da Educação Ambiental. O seu percurso começou no Jardim Zoológico de Lisboa como Educador Ambiental onde trabalha com todo o tipo de idades. Dentro do ISCTE, é responsável por fazer a ligação entre os alunos e os gabinetes de sustentabilidade do mesmo Instituto. Em 2021, começa a dar aulas de Educação Ambiental numa escola primária e a trabalhar na ANP|WWF, desde setembro, como Técnico de Educação Ambiental.

Licenciada em Biologia pela FCUL e a realizar um Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade no ISCTE. Em 2021, teve contacto com Educação Ambiental através do seu trabalho no Jardim Zoológico de Lisboa e integrou o programa de capacitação de jovens da ANP|WWF, Generation Earth Portugal.

Licenciado em Engenharia Biofísica – Ordenamento e Gestão Ambiental pela Universidade de Évora, mestre em Gestão e Conservação de Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, e com um doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pela Universidade de Lisboa. Desde 2005 que integra projetos de conservação de flora e habitats, com experiência na coordenação de planos de gestão em áreas da Rede Natura 2000. Desenvolve ainda trabalho de investigação e leciona na área da Ecologia e Biologia vegetal. Juntou-se à equipa da ANP|WWF em fevereiro de 2023.

Licenciado em Engenharia Florestal, com pós-graduação em Gestão dos Recursos Florestais pelo Instituto Politécnico de Bragança. Ao longo da sua carreira profissional, nacional e internacional, esteve sempre ligado à área florestal e toda a sua envolvência. Juntou-se à ANP/WWF como Consultor de Florestas, Alimentação e Vida Selvagem em 2022.

Licenciado em Ciências do Ambiente - Ramo de Qualidade do Ambiente pela Universidade de Évora. Trabalhou no Programa de Desenvolvimento Rural, a partir de 2010, e integra a equipa da ANP|WWF, desde Junho de 2019, enquanto técnico de alimentação, trabalhando em áreas como dietas sustentáveis, desperdício alimentar e a reforma da Política Agrícola Comum.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, Brasil e mestre em Ecologia Aplicada na Universidade de Aveiro. Ao longo do percurso profissional trabalhou em diferentes áreas das ciências biológicas, como controle de qualidade biológica e ecológica em barragens de retenção de águas das chuvas, programas de conservação de aves, impactos de dragagem em comunidades bentónicas em áreas portuárias, conservação de zonas húmidas e pescas. Nos últimos anos trabalhou em organizações como BirdLife International e a Convenção de Ramsar (Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional). Atualmente é o Coordenador de Água da ANP|WWF.

Doutorado em Ambiente e Recursos Naturais pela FCSH-UNLisboa e pós-doutorado em Gestão de Secas em Bacias Internacionais pelas Universidades do Algarve e Sevilha. Trabalha na gestão de água e desastres climáticos no Mediterrâneo há duas décadas, com forte experiência internacional incluindo NDMC (EUA), WWF-Mediterrâneo, Conselho Mundial da Água, Banco Mundial e Comissão Europeia. Atualmente vive e trabalha no Algarve, com enfoque especial na bacia do Guadiana.

Ecólogo formado na Universidade Federico II de Nápoles (Itália) e doutorado em Biologia Animal pela Universidade 'La Sapienza' de Roma (Itália), desenvolveu o seu projeto de doutoramento em Portugal, em colaboração com a Universidade de Évora. A seguir, trabalhou cinco anos como investigador pós-doc no CIBIO-InBIO (Lisboa), focando-se nos impactos da alteração dos ecossistemas de água doce sobre as populações de mamíferos semiaquáticos. É reconhecido internacionalmente como perito em ecologia e conservação de lontras, toupeira-de-água e ecossistemas fluviais, área na qual realiza investigação desde 2003. A isto, junta experiência e gosto pela comunicação, que utiliza para ações de divulgação e sensibilização ambiental, em particular para sensibilizar sobre a vida nos ambientes fluviais e a importância de os preservar. Em 2021, junta-se à equipa da ANP|WWF, na área de ecossistemas de água doce, englobando um projeto de conservação no qual sempre procurou trabalhar: a remoção de barreiras fluviais não utilizadas para libertar o curso dos rios.

Veterinária, com pós-graduação e mestrado com foco em fauna silvestre. A sua trajetória profissional inclui ampla experiência com políticas públicas ambientais, tendo trabalhado durante 12 anos no Ministério do Meio Ambiente do Brasil, especialmente na área de conservação da biodiversidade, oceanos e gestão de recursos hídricos. Nesse período, teve a oportunidade de influenciar diversas políticas setoriais, além de liderar a Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção. Trabalhou como ponto focal em acordos multilaterais, como a Convenção da Diversidade Biológica, participando em discussões sobre as metas globais para a biodiversidade pós-2020, entre outras. Possui experiência na condução de diálogos multi-stakeholders e no desenvolvimento de projetos de cooperação internacional, tendo finalizado recentemente uma especialização em gestão de projetos. Em 2021, passa a integrar a equipa da ANP|WWF como Consultora de Políticas.

Gestor Ambiental (SENAC-Brasil) e mestre em Ciências Sociais aplicadas ao Meio Ambiente (UPO-Espanha), trabalha há mais de 15 anos em projetos e políticas socioambientais. A sua principal área de especialização é a coordenação e produção de análises para apoiar a tomada de decisão e formulação de políticas. Coordenou um centro de educação ambiental e inclusão social na cidade de São Paulo. Integrou por 8 anos a equipa do Ministério do Ambiente do Brasil responsável pelos planos de combate à desflorestação e pela estratégia nacional de REDD+. Acompanhou acordos multilaterais, nomeadamente a Agenda 2030 e a UNFCCC, e diferentes espaços de diálogo multi-atores. Há 2 anos tem prestado consultorias em organizações internacionais para o desenvolvimento de projetos de certificação de carbono. Em 2022 passa a integrar a equipa da ANP/WWF como consultor de Carbono Azul.
As comunidades locais que acreditam estar a ser impactadas pelo trabalho da WWF de forma negativa são convidadas a expor as suas preocupações.