O que gostarias de pesquisar?

Consultor de Carbono Azul

Função: Consultor de Carbono Azul
Reporta a: Coordenação do Programa de Oceanos e Pescas
Local: Remoto
Tipo de Contrato: Part-time staff (40%)
Duração: de 15 de junho a 15 de dezembro

Principais funções

Elaboração de policy brief sobre carbono azul em Portugal.
Envolvimento de entidades públicas com responsabilidades na conservação e gestão de ecossistemas marinhos e costeiros que são grandes sumidouros de carbono.
Representação da ANP|WWF em reuniões técnicas e eventos relevantes.
Acompanhamento do projeto Carbono Azul.

Principais deveres e responsabilidades

    1. Elaboração de policy brief sobre carbono azul em Portugal 
a) Análise da literatura sobre carbono azul com relevância para o contexto nacional, incluindo sobre mercado voluntário de carbono azul (metodologias, certificação, estruturas de financiamento, enquadramento legal, etc.).
b) Entrevistas a informadores-chave sobre o potencial para um mercado voluntário de carbono azul em Portugal.
c) Elaboração de policy brief sobre potencial de mercado voluntário de carbono azul em Portugal, incluindo análise SWOT, com recomendações para decisores, investigadores e empresas.
d) Articulação com equipas de conservação e de comunicação na revisão do policy brief, desde estrutura inicial até revisões finais.

      2. Envolvimento de entidades públicas com responsabilidades na conservação e gestão de ecossistemas marinhos e costeiros que são grandes consumidores de carbono
a) Assegurar o apoio à equipa do CCMAR na ligação com entidades públicas para a obtenção de informação de base, nomeadamente DGRM e também ICNF se em áreas marinhas protegidas e/ou Rede Natura 2000.
b) Sinalizar junto das entidades públicas relevantes o tema do carbono azul, e compreender como este se enquadra e é trabalhado no seu âmbito de atuação.

     3. Representação da ANP|WWF em reuniões técnicas e eventos relevantes
a) Participação em reuniões técnicas com entidades e organizações relevantes para o tema do carbono azul.
b) Acompanhamento do side event sobre carbono azul a ser organizado durante a Conferência da ONU sobre Oceanos em Lisboa.

     4. Acompanhamento do projeto Carbono Azul
a) Participação nas reuniões de projeto com os parceiros.
b) Participação em eventos relevantes nacionais para o tema do carbono azul.

Relações de trabalho

Internas: Interage com a equipa de conservação e eventualmente demais equipas no sentido de optimizar a comunicação relativa aos projetos que desenvolve. 
Externas: Interage com entidades públicas ou privadas interessadas no tema do carbono azul e mercados voluntários de carbono, financiadores das atividades da ANP, ONGAs, e outros stakeholders relevantes para o impacto das atividades da ANP no âmbito do projeto Carbono Azul, e com entidades do sistema científico e tecnológico nacional e internacional.

Qualificações
- Formação superior (mínimo Mestrado pós-Bolonha) em Biologia (preferencialmente Marinha), Ciências do Ambiente ou área semelhante; ou Economia (preferencialmente Ambiental), Gestão, ou área semelhante; ou outra área relevante para a função.
- Mais de 10 anos de experiência de trabalho, em pelo menos 2 setores diferentes (investigação, organizações sem fins lucrativos, empresas, função pública).
- Experiência de consultoria.
- Fluente em Português e Inglês (escrita, leitura, oralidade).

Competências
- Experiência em comunicação para não-especialistas,
- Autonomia, proatividade, curiosidade.
- Capacidade para trabalhar de forma independente.
- Revê-se nos valores da WWF: Coragem, Integridade, Respeito e Colaboração.

Enviar CV com máximo de 2 páginas e carta de motivação para Catarina Grilo (cgrilo@natureza-portugal.org) com o assunto "Consultor Carbono Azul" (sem aspas) até 3 de junho 2022.

Doar
Doar