O que gostarias de pesquisar?

Em Portugal, a WWF (World Wide Fund For Nature) começou a operar no final da década de 90, através do Programa Eco Regional para o Mediterrâneo. Ao longo dos anos, reuniu uma equipa multidisciplinar de conservação, angariação de fundos e comunicação, dedicados ao trabalho de conservação da riqueza natural do nosso país.

© Fernando Mendes

QUEM SOMOS

Esta foi a herança deixada à ANP|WWF, uma ONGA portuguesa sem fins lucrativos que trabalha em alinhamento com a visão e estratégia global da WWF.

A missão da ANP, em associação com a WWF, é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.

Conhece mais sobre a história da ANP|WWF aqui e sobre o trabalho da rede internacional aqui.

VALORES ANP | WWF

Acreditamos que as pessoas fazem parte da natureza e que, por isso, devem fazer parte da solução no combate às alterações climáticas e para reverter a perda de biodiversidade.
 A missão da WWF é construir um futuro no qual pessoas e natureza vivam em harmonia. A ANP|WWF alinha a sua missão e atividade com os valores da rede WWF internacional e, por isso, tendo por base a ciência, trabalhamos para conservar e restaurar a natureza e proteger todos os que dela dependem, de modo a garantir o uso sustentável dos recursos naturais para apoiar as gerações atuais e futuras.
 
Celebramos e respeitamos a diversidade na natureza e entre as pessoas, parceiros e comunidades com as quais trabalhamos. Entre as muitas culturas e indivíduos que representam a WWF, somos unidos por uma missão e um conjunto comum de valores:

 
Coragem: Demonstramos coragem através das nossas ações, trabalhamos pela mudança onde esta é necessária e inspiramos pessoas e entidades a lutar contra as maiores ameaças à natureza e ao futuro do planeta, que é o nosso lar.
 
Respeito: Honramos as vozes e os direitos da natureza e das pessoas e trabalhamos para garantir um futuro sustentável para ambas as partes.
 
Integridade: Vivemos segundo os princípios que convocamos outros a cumprir. Agimos com integridade, responsabilidade e transparência, e contamos com o conhecimento e a ciência para guiar o nosso trabalho e garantir uma aprendizagem e evolução contínua.
 
Colaboração: Criamos impacto à escala dos desafios que enfrentamos por meio do poder da ação coletiva e da inovação.

Transparência

O financiamento para as atividades levadas a cabo pela ANP|WWF provêm de donativos, de financiamento público e privado a projetos e de acordos de colaboração com empresas.
 
O responsável máximo pela ANP|WWF Portugal é o seu órgão de governo e representação, constituído pela Direção, Assembleia-Geral e Conselho Fiscal. Os eleitos exercem o cargo sem receber nenhuma compensação.
 
As nossas contas estão abertas ao público para consulta aqui.

Ética

A WWF está comprometida com uma cultura que permite às pessoas levantarem questões e preocupações sobre a conduta de colaboradores da WWF e dos seus parceiros, sem medo de represálias.

As comunidades locais que acreditam estar a ser impactadas pelo trabalho da WWF de forma negativa são convidadas a expor as suas preocupações. As queixas podem ser feitas ao escritório local da WWF - a ANP|WWF - ou via um mecanismo estabelecido para o efeito - o WhistleB. Quando uma queixa é apresentada neste sistema, é direcionada para a equipa de Observância da WWF Internacional, que posteriormente entra em contacto com o escritório em questão com vista à resolução do problema.

Doar
Doar