O que gostarias de pesquisar?

Empresas pela natureza
© © WWF-Mediterrâneo / Rui CUNHA
JUNTOS É POSSÍVEL LUTAR POR UM FUTURO MELHOR

Enfrentar a emergência climática, alimentar a crescente população global, reverter o declínio catastrófico da biodiversidade: não podemos fazer nenhuma destas coisas sozinhos. É por isso que precisamos de parcerias. Parcerias ousadas e inovadoras que sejam pioneiras em novas e melhores formas de conduzir o seu negócio. Parcerias ambiciosas que levam a conservação a um nível mais impactante.
Parcerias que transformam indústrias e repensam sistemas, que mobilizam milhões e tornam o nosso dia-a-dia mais sustentável.

Com nossa experiência e conhecimento especializado, podemos oferecer novos insights para problemas compartilhados, trabalhando para proteger e restaurar a natureza em Portugal e no mundo.

© WWF / Claire DOOLE
Uma transição verde também depende das empresas

Com o agravar da crise climática e dos desafios que todos enfrentamos, as empresas têm uma escolha: podem ser parte do problema ou fazer parte da solução.

Trabalhando juntos, podemos restaurar a natureza e construir um futuro onde as pessoas e a natureza vivam em harmonia. O trabalho da ANP|WWF com as empresas divide-se em três categorias:

Queremos potenciar práticas de negócio sustentáveis! Trabalhamos com as empresas para criar impacto direto na conservação dos lugares, espécies e clima, através da mudança de práticas na operação da empresa e da sua cadeia de valor.

As empresas podem apoiar o trabalho de conservação da ANP|WWF, através de um donativo, contribuindo para a produção de conhecimento e para financiar os projetos no terreno e as instituições que os desenvolvem.

Sensibilizamos as empresas acerca dos principais temas ambientais e mobilizamos o consumidor a agir através de ações de comunicação. Ajudamos a promover boas práticas em gestão de recursos naturais, através de um exemplo positivo. Aumentamos a sensibilização acerca das questões ambientais críticas através da educação ambiental e voluntariado corporativo.

© Casa do Roxo
NAS PRÓXIMAS FÉRIAS, VAI FAZER CHECK OUT PELA NATUREZA?

Os hotéis aderentes ao programa Check Out For Nature (COFN) têm um papel fundamental na proteção da natureza: no momento de "check out", propõem aos seus hóspedes o donativo mínimo de 1 euro, que reverte a favor dos projetos de conservação da natureza da ANP|WWF, em Portugal.

Quer fazer parte deste programa? Clique no botão para saber mais.

Saiba mais
HISTÓRIAS DE SUCESSO
COCA-COLA
Porque a água é essencial para a natureza, para as comunidades e para os negócios, a The Coca-Cola Company e a WWF trabalham juntas desde 2007 para ajudar a conservar os recursos de água doce de todo o mundo. Em Portugal, a parceria teve início em 2008, apoiando o projeto de conservação da biodiversidade na Bacia do Guadiana, um hotspot de biodiversidade a nível europeu. Em 2011, a Coca-Cola foi a primeira empresa a aderir ao projeto piloto de Pagamento por Serviços do ecossistema em montados, premiando proprietários florestais locais com práticas de gestão responsável (certificação FSC), o Green Heart of Cork. Em 2017, a Fundação Coca-Cola apoia o projeto Plantar Água, contribuindo para restaurar uma área de 100ha na Serra do Caldeirão, seriamente afetada pelos incêndios, e atingir as suas metas ambientais globais de reposição de água. APOIO AO PROJETO PLANTAR ÁGUA
RECKITT
A WWF e a Reckitt uniram-se para enfrentar as causas nas quais podemos causar maior impacto. Trabalhamos em conjunto para desenvolver soluções inovadoras para práticas de negócios e produtos mais sustentáveis, incluindo o apoio às suas fábricas para que se tornem líderes na gestão sustentável da água, e envolvendo consumidores e funcionários para mudarem para hábitos mais sustentáveis. Através desta parceria, pretendemos inspirar milhões de consumidores a agir pelo nosso planeta. Apoiando o projeto Green Heart of Cork, a Reckitt, através da marca Botanica by Air Wick, contribui ainda para preservar a biodiversidade no montado. #JuntosPelasFloresSilvestres
JERÓNIMO MARTINS
O Grupo Jerónimo Martins apoia a WWF desde 2013 no projeto Green Heart of Cork, num gesto que ganha enquadramento na filosofia das empresas do Grupo, que apostam na consciencialização ambiental e demonstram uma atitude cada vez mais responsável com o Planeta em que vivemos. Green Heart of Cork
SUPER BOCK GROUP
O Super Bock Group e a ANP|WWF unem-se num projeto de restauro ecológico em Pedras Salgadas. Este projeto tem por base uma lógica agroflorestal para recuperar os solos, aumentar a capacidade de retenção de água, e potenciar o sequestro de carbono para entre 25 e 69 toneladas de CO2/ano. O projeto foi oficialmente inaugurado no Dia da Floresta Autóctone, a 23 de novembro de 2021, com uma ação de educação ambiental com jovens da região.
© WWF
Para além das metas baseadas na ciênca: Um plano de ação corporativa para o clima e a natureza
Redirecionar os negócios e a economia para um futuro sem emissões e positivo para a natureza é um desafio a longo prazo e, para alcançar as metas do Acordo de Paris, será necessário um investimento de 65 mil milhões de dólares e uma grande dedicação das organizações a nível mundial, segundo o relatório “Para além das metas baseadas na ciência: um plano de ação corporativa para o clima e a natureza”, lançado pela Boston Consulting Group (BCG) e pela ANP|WWF.

Leia aqui a análise para Portugal. ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO
WWF
Doar
Doar