O que gostarias de pesquisar?

Empresas pela natureza
© © WWF-Mediterrâneo / Rui CUNHA
JUNTOS É POSSÍVEL LUTAR POR UM FUTURO MELHOR

Enfrentar a emergência climática, alimentar a crescente população global, reverter o declínio catastrófico da biodiversidade: não podemos fazer nenhuma destas coisas sozinhos. É por isso que precisamos de parcerias. Parcerias ousadas e inovadoras que sejam pioneiras em novas e melhores formas de conduzir o seu negócio. Parcerias ambiciosas que levam a conservação a um nível mais impactante.
Parcerias que transformam indústrias e repensam sistemas, que mobilizam milhões e tornam o nosso dia-a-dia mais sustentável.

Com nossa experiência e conhecimento especializado, podemos oferecer novos insights para problemas compartilhados, trabalhando para proteger e restaurar a natureza em Portugal e no mundo.

© WWF / Claire DOOLE
Uma transição verde também depende das empresas

Com o agravar da crise climática e dos desafios que todos enfrentamos, as empresas têm uma escolha: podem ser parte do problema ou fazer parte da solução.

Trabalhando juntos, podemos restaurar a natureza e construir um futuro onde as pessoas e a natureza vivam em harmonia. O trabalho da ANP|WWF com as empresas divide-se em três categorias:

Queremos potenciar práticas de negócio sustentáveis! Trabalhamos com as empresas para criar impacto direto na conservação dos lugares, espécies e clima, através da mudança de práticas na operação da empresa e da sua cadeia de valor.

As empresas podem apoiar o trabalho de conservação da ANP|WWF, através de um donativo, contribuindo para a produção de conhecimento e para financiar os projetos no terreno e as instituições que os desenvolvem.

Sensibilizamos as empresas acerca dos principais temas ambientais e mobilizamos o consumidor a agir através de ações de comunicação. Ajudamos a promover boas práticas em gestão de recursos naturais, através de um exemplo positivo. Aumentamos a sensibilização acerca das questões ambientais críticas através da educação ambiental e voluntariado corporativo.

undefined
NAS PRÓXIMAS FÉRIAS, VAI FAZER CHECK OUT PELA NATUREZA?

Os hotéis aderentes ao programa Check Out For Nature (COFN) têm um papel fundamental na proteção da natureza: no momento de "check out", propõem aos seus hóspedes o donativo mínimo de 1 euro, que reverte a favor dos projetos de conservação da natureza da ANP|WWF, em Portugal.

Quer fazer parte deste programa? Clique no botão para saber mais.

Saiba mais
HISTÓRIAS DE SUCESSO
COCA-COLA

Porque a água é essencial para a natureza, para as comunidades e para os negócios, a The Coca-Cola Company e a WWF trabalham juntas desde 2007 para ajudar a conservar os recursos de água doce de todo o mundo. Em Portugal, a parceria teve início em 2008, com o projeto de conservação da biodiversidade na Bacia do Guadiana, um hotspot de biodiversidade a nível europeu. Em 2011, a Coca-Cola foi a primeira empresa a aderir ao projeto piloto de Pagamento por Serviços do ecossistema em montados, premiando proprietários florestais locais com práticas de gestão responsável (certificação FSC), o Green Heart of Cork. Em 2019, a Fundação Coca-Cola apoia o projeto Plantar Água, contribuindo para restaurar 100ha na Serra do Caldeirão, seriamente afetada pelos incêndios, e atingir as suas metas ambientais globais de reposição de água. Mais recentemente, o Plantar Água 2023 dá continuidade ao restauro ecológico da Serra, através da intervenção em 120 ha e da promoção do empreendedorismo local.

APOIO AO PROJETO PLANTAR ÁGUA
RECKITT

A WWF e a Reckitt uniram-se para enfrentar as causas nas quais podemos causar maior impacto. Trabalhamos em conjunto para desenvolver soluções inovadoras para práticas de negócios e produtos mais sustentáveis, incluindo o apoio às suas fábricas para que se tornem líderes na gestão sustentável da água, e envolvendo consumidores e funcionários para mudarem para hábitos mais sustentáveis. Através desta parceria, pretendemos inspirar milhões de consumidores a agir pelo nosso planeta. Apoiando o projeto Green Heart of Cork, a Reckitt, através da marca Botanica by Air Wick, contribui ainda para preservar a biodiversidade no montado.

#JuntosPelasFloresSilvestres
JERÓNIMO MARTINS

O Grupo Jerónimo Martins apoia a WWF desde 2013 no projeto Green Heart of Cork, num gesto que ganha enquadramento na filosofia das empresas do Grupo, que apostam na consciencialização ambiental e demonstram uma atitude cada vez mais responsável com o Planeta em que vivemos.

Green Heart of Cork
SUPER BOCK GROUP

O Super Bock Group e a ANP|WWF unem-se num projeto de restauro ecológico que visa o restauro dos terrenos contíguos ao Pedras Salgadas Spa & Nature Park, de forma a expandir o atual espaço arbóreo de 20 ha do Parque para os 26,3 ha. O objetivo é a plantação de diversas espécies nativas da região, conservando espécies de interesse já existentes e eliminando infestantes. Este projeto tem por base uma lógica agroflorestal para recuperar os solos, aumentar a capacidade de retenção de água e potenciar o sequestro de carbono. O projeto teve início em outubro de 2021 e termina em setembro de 2024.

FINERGE

A Finerge juntou-se à ANP|WWF no projeto Restaurar Alvares, que visa a proteção da Ribeira do Sinhel e da sua biodiversidade, através de intervenções de melhoria na zona da ribeira e ao nível da vegetação. Este projeto, com a duração de três anos, pretende transformar a Ribeira do Sinhel numa área de conservação mais resiliente aos incêndios, protegendo os recursos hídricos e a sua biodiversidade. O projeto envolve medidas de restauro ecológico, como limpeza de terrenos, com o objetivo de eliminar espécies invasoras, reduzindo desta forma o risco de incêndio florestal e beneficiando o desenvolvimento das mesmas. Este restauro vai ser realizado ao longo de 30 hectares nas encostas da ribeira. Ao longo do rio, nas margens, serão restaurados os restantes 10 hectares, onde serão plantadas mais espécies ripícolas, de forma a melhorar o habitat envolvente.

AUCHAN

A Auchan Retail Portugal junta-se à ANP|WWF numa parceria que envolve o restauro ecológico de uma das zonas que mais sofreu com os últimos incêndios em Portugal (Boticas, no distrito de Vila Real). Esta ação surge no âmbito de uma outra iniciativa da Auchan, que visa reduzir em 60% o papel gasto nos seus folhetos promocionais, o que corresponde a uma poupança de 1000 toneladas de papel por ano, ou seja, vai permitir salvar cerca de 20.000 árvores por ano, um número validado e certificado pela ANP|WWF.

BEL

O Grupo Bel, grupo multinacional familiar de origem francesa, selecionou o projeto de conservação da ANP|WWF em Portugal para apoiar financeiramente o restauro ecológico e recuperação de paisagens florestais no concelho de Boticas. A intervenção, que arrancou em julho de 2022, vai impactar uma área de aproximadamente 60 hectares na Paisagem do Barroso, região fortemente afetada pelos incêndios florestais dos últimos anos, em particular pelo grande incêndio de 2016 que assolou quase 60% da área total. Com a duração prevista de três anos, este projeto de restauro ecológico vai atuar em duas vertentes principais - tornar a paisagem mais resiliente aos incêndios florestais e promover a proteção da biodiversidade.

Bentley Systems

A empresa Bentley Systems desafiou a ANPlWWF para a criação de um curso online abrangente sobre sustentabilidade destinado aos seus colaboradores. Esta ação foi desenvolvida em formato e-learning e explorou diversos tópicos cruciais e urgentes, incluindo a gestão responsável de recursos, a preservação da biodiversidade e as estratégias inovadoras para a produção sustentável de energia. Estamos confiantes de que este curso contribuirá significativamente para a consciencialização e aprofundamento do compromisso da equipa da Bentley em promover práticas sustentáveis, fortalecendo assim o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental.

undefined
Para além das metas baseadas na ciênca: Um plano de ação corporativa para o clima e a natureza
Redirecionar os negócios e a economia para um futuro sem emissões e positivo para a natureza é um desafio a longo prazo e, para alcançar as metas do Acordo de Paris, será necessário um investimento de 65 mil milhões de dólares e uma grande dedicação das organizações a nível mundial, segundo o relatório “Para além das metas baseadas na ciência: um plano de ação corporativa para o clima e a natureza”, lançado pela Boston Consulting Group (BCG) e pela ANP|WWF.

Leia aqui a análise para Portugal.
ASSISTA À APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO
WWF
Donativos
Donativos