O que gostarias de pesquisar?

GREEN HEART OF CORK

© ANP/WWF - Rui Barreira

O Green Heart of Cork é um projeto da ANP|WWF que atua na conservação da maior mancha de sobreiro do mundo, desde 2011.

O projeto estabelece uma plataforma de empresas que apoiam o trabalho de conservação da ANP|WWF no montado, uma das paisagens mais ameaçadas de Portugal, através da recompensa aos proprietários rurais com boas práticas agroflorestais, que investem em gestão florestal certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC©), e, por isso, contribuem para a melhoria dos serviços fundamentais que os ecossistemas prestam a todos nós.

O GHoC incide principalmente nos concelhos de Coruche, Chamusca e Ponte de Sor, tendo como parceiro a APFC - Associação de Produtores Florestais de Coruche. É nesta região que se localiza a maior área contínua de montado de sobro a nível mundial - cerca de 500 mil hectares - assim como o maior aquífero nacional: o aquífero da Bacia Tejo-Sado. Tem também representação na região de Alcácer do Sal, associando-se à ANSUB - Associação de Produtores Florestais Do Vale Do Sado.

Sabe mais aqui.

WWF

Podem aderir ao GHoC entidades públicas ou privadas, sendo que o projeto tem vindo a contar com o apoio de empresas como a Coca-Cola, Unilever, The Body Shop, Grupo Onyria, Jerónimo Martins e Botanica by Air Wick.

Ao participarem no GHoC, estas entidades contribuem não só para a viabilidade e sustentabilidade económica da sua atividade, como para a conservação da água e da biodiversidade dos ecossistemas associados, e ainda para a promoção pública da sua imagem, como resultado da sua responsabilidade social e ambiental e da criação de valor partilhado.

© GHoC / ANP|WWF
Green Heart of Cork

Testemunho de proprietário