COM O NOSSO PRATO PODEMOS MUDAR O MUNDO | WWF

What would you like to search for?

Our News

COM O NOSSO PRATO PODEMOS MUDAR O MUNDO

Durante o mês de junho, a ANP|WWF e outras ONGs parceiras de 5 ecoregiões do Mediterrâneo promovem a Campanha #MedFoodHeroes, fomentando o apoio aos pequenos produtores que sustentam a Natureza e os produtos locais dessas regiões. Portugal escolheu o Montado, colocando a bolota, o azeite e os cogumelos em destaque.

Durante o mês de junho decorre o MedFoodHeroes, a nova campanha do projeto Rooted Everyday, que se centra nos Heróis da Comida Mediterrânica – as pessoas que produzem, compram e cozinham de maneira sustentável em todo o Mediterrâneo.
 
Nesta campanha, todos os parceiros (ANPIWWF, Transumância e Natureza, WWF, Grupo Balear de Ornitologia de Menorca, Global Diversity Fundation, SNPL MedINA e Shouf Cedar) das 5 eco regiões implicadas irão mostrar o que de melhor se faz em termos de produção e confeção de Alimento Sustentável. Com as melhores práticas agro-silvo-pastoris os produtores destas regiões trazem até à nossa mesa alimentos seguros, nutritivos e sustentáveis, cuidando de nós, mas também da floresta, do solo, da água e da biodiversidade.
 
Esta campanha pretende envolver todos, em especial os consumidores, que podem apoiar estes pequenos produtores e criar uma comunidade ética global que celebre as diferentes culturas do mediterrâneo e o verdadeiro valor de nos reconectarmos às terras e aos recursos que nos sustentam.
 
Ângela Morgado, diretora da ANP IWWF reforça a oportunidade do momento, em pleno contexto Covid-19, “apoiar todos os que cuidam das nossas necessidades mais básicas, como a alimentação, em segurança, mas que ao mesmo tempo salvaguardem a natureza que a suporta é claramente uma prioridade. Vital é também privilegiar uma alimentação saudável, saborosa, repleta de bons nutrientes que fortaleçam a nossa saúde e imunidade. Apostar em produtores locais que privilegiam todos estes fatores é fundamental e o papel do consumidor é talvez um dos mais importantes.”
 
Por cá, o produtor em destaque é o Montado do Freixo do Meio com os seus 600ha e 35 coprodutores que “defendem um modo de produção e transformação que protege o meio ambiente, o bem-estar animal e vegetal e a diversidade e qualidade dos alimentos” nas palavras do seu mentor Alfredo Sendim. Aí se produzem mais de 200 alimentos de produção de agricultura biológica, transformados e distribuídos sobretudo localmente e numa loja online. Produtores e consumidores comprometem-se anualmente a viabilizar o alimento como um bem comum, para o qual todos contribuem, na sua esfera de responsabilidade.
A este projeto juntou-se o embaixador da ANP|WWF, o Chef Fábio Bernardino, que através de receitas inovadoras mostrou a sua aposta na bolota, um ingrediente surpreendente em termos nutricionais, “rico em fibra e proteína, com um perfil de lípidos semelhante ao do azeite, sem glúten e extraordinariamente rica em compostos antioxidantes”, segundo as palavras de Manuela Pintado, da Universidade Católica do Porto, que colabora com o Montado do Freixo do Meio.
 
No entanto, este super alimento está subaproveitado: 55% das bolotas que existem em Portugal (sobretudo no Norte e no Alentejo) são desperdiçadas. Da produção anual média de 400 mil toneladas por ano, são usadas para a engorda dos porcos na montanheira apenas 84 mil toneladas.
 
Nas palavras de Alfredo Sendim “Na nossa agrossilvicultura, o elemento central é a árvore e devemos comer mais árvores para ter abundância. O sobreiro, por exemplo, não precisa de água ou fertilizante e há 400 anos tem capacidade para produzir muitos alimentos. É adaptado ao nosso ecossistema e só precisamos coletar as bolotas do chão. Esta fruta portuguesa não tem glúten e oferece-nos uma gordura saudável composta por ácido oleico (Omega 9). É puro azeite.”
 
A campanha irá basear-se em dois momentos on line: a Receita + Sustentável (9-19 junho) e o Share a Dish (24-27 junho), onde todos são desafiados a comprar e cozinhar responsável. Quando escolhemos o que colocamos nos nossos pratos podemos, de forma consciente, apoiar estes produtores que sustentam a nossa vida e a natureza, pelas escolhas que fazem nos modos de produção. É hora de os apoiarmos e comprarmos diferente, espalhando esta mensagem, para que todos possamos fazer a mudança acontecer no mediterrâneo.
                                                                                                                                                                    
Notas aos editores:
 
Rooted Everyday um projeto desenvolvido em 5 regiões do Mediterrâneo (Montado/Portugal; Dehesa e Menorca/Espanha; Alto Atlas/Marrocos; Ilha Lemnos/Grécia e Shou/Líbano) que visa incentivar as comunidades locais, produtores e consumidores, a adotar práticas e modos de vida sustentáveis que contribuam para a proteção das florestas, o restauro do solo e da água, e a preservação da biodiversidade.
A ANP IWWF e a rede de parceiros envolvidos neste projeto procuram apoiar as melhores práticas tradicionais agro-silvo-pastoris que contribuem para a preservação da natureza nessas regiões, e ao mesmo tempo, fomentar o apoio aos seus produtores.

Este ano a campanha de comunicação do Rooted Everyday é o MedFoodHeroes centrada nas pessoas que produzem, compram e cozinham de maneira sustentável por todo o Mediterrâneo. Pretende-se mostrar ao resto do mundo como o alimento que escolhemos para os nossos pratos afeta tanto o meio ambiente quanto a economia sustentável.

O montado é por cá a paisagem abrangida e o Montado Freixo do Meio o nosso produtor e embaixador de excelência. Os cogumelos e a bolota desta Herdade são os ingredientes rei confecionados em receitas sustentáveis, nutritivas e saborosas com a mestria do chef Fábio Bernardino, um dos embaixadores do projeto.

Recursos: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1wN8jqNBywbxrB2tZqdpLBPDbeGl4c1ct