O que gostarias de pesquisar?

Our News

ANP|WWF CONGRATULA GOVERNO PORTUGUÊS POR SER MEMBRO FUNDADOR DO GRUPO DE AMIGOS PARA COMBATER A POLUIÇÃO MARINHA POR PLÁSTICOS

A ANP|WWF congratula o governo português e a missão portuguesa nas Nações Unidas por ser um dos 44 membros fundadores do recém-criado Grupo de Amigos para Combater a Poluição Marinha por Plásticos, apresentado ontem, no Dia Mundial dos Oceanos.

O Grupo de Amigos é estabelecido através das missões dos países na ONU em Nova Iorque para trabalhar em conjunto em soluções globais para a crise da poluição por plásticos, uma iniciativa que apela a todos os governos que se juntem ao grupo para estabelecer ações globais coordenadas e efetivas e soluções para combater a poluição por plásticos nos Oceanos. Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “o facto de Portugal ser um dos membros fundadores deste Grupo é um passo na direção certa: mostra o compromisso dos governantes em trabalhar em estratégias integradas, algo que a ANP|WWF defende desde sempre com a sua campanha “Zero Plásticos na Natureza que chegou a 1,7 milhões pessoas no mundo”. “É essencial que as ações definidas pelo Grupo garantam o envolvimento e participação de todos os setores e atores-chave da cadeia de valor do plástico, não só para se reduzir o consumo através da sensibilização da população, mas principalmente reduzindo a produção, aumentando a reciclabilidade e a integração de reciclado em novos produtos, e gerindo melhor os resíduos em fim de vida. Todos somos essenciais na construção de soluções para o combate à poluição por plásticos” reiterou. Imagens de tartarugas a ingerir sacos de plástico, baleias com inúmeros quilos de plástico no estômago e golfinhos emaranhados em redes de pesca abandonadas já se tornaram símbolos icónicos do impacto da poluição por plásticos nos oceanos. Mas a poluição por plásticos também afeta as pescarias, a aquacultura, as atividades recreativas e o turismo, e está estimado que os benefícios que nós, humanos, retiramos do oceano, sofram um declínio de 1 a 5%, o equivalente a um custo anual de mais de 2.5 mil biliões de dólares*. Em Portugal, os dados são escassos, como revela o relatório “X-Ray da poluição por Plástico: Repensar o Plástico em Portugal” publicado em 2019 pela ANP|WWF. “Sabemos que Portugal está vulnerável à poluição por plásticos e que estes constituem a maior percentagem de resíduos presentes no ambiente. No entanto, existem ainda muitos dados que não foram quantificados e avaliados, inlcuindo os efeitos do micro e do nano plástico na saúde humana, que estão ainda sob investigação, mas que se afiguram preocupantes”, reforça Ângela Morgado. Para a ANP|WWF, esta crise requer uma resposta global compreensiva e coordenada. Os países precisam de se unir e estabelecer um novo acordo global para lidar eficazmente com a poluição por plásticos nos oceanos – acordo esse que já conta com o apoio de mais 1.7 milhões de pessoas, através da petição global “Stop Plastic Pollution”. O Grupo de Amigos representa uma aliança entre países que pretendem seriamente parar a poluição por plásticos e contribuir para oceanos saudáveis, para um planeta saudável e para uma sociedade saudável.

*an annual cost of up to $2.5 trillion”, no original.
 
Notas para Editor:
Barbados, Maldivas e Noruega são os copresidentes e o Equador, Finlândia, França, Granada, Honduras, India, Irlanda, Micronésia, Mónaco, Nauro e Filipinas os membros fundadores do Grupo de Amigos. Para mais detalhes: clique aqui.
 
Clique no link para mais informação acerca da campanha da ANP|WWF acerca da poluição por plásticos.
 

PARTILHA!

Ajuda-nos a espalhar a mensagem

 

Donativos
Donativos