O que gostarias de pesquisar?

PESCADORES PELO FUTURO
© ANP|WWF

Só tendo pescadoras e pescadores capacitados para serem empreendedores de sustentabilidade marinha, cientes da importância do seu papel na gestão dos recursos comuns e conhecedores dos valores naturais e locais que sustentam a sua atividade é que a pesca poderá reduzir os seus impactos ambientais no mar, ao mesmo tempo que assegura rendimentos dignos e se mantém como matriz social e identitária das comunidades costeiras. 

Desenvolvido entre 2022 e 2024, o projeto PESCADORES PELO FUTURO prevê várias ações de formação e capacitação em literacia azul, co-criadas com as próprias comunidades piscatórias do Baixo Estuário do Rio Tejo.

Este projeto é promovido pela ANP|WWF com o financiamento EEA Grants - Programa Crescimento Azul. Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants. Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Mais informação em www.eeagrants.gov.pt

Pescadores pelo Futuro