ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS | WWF

What would you like to search for?

As Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) são uma parte essencial numa estratégia de conservação e gestão marinha eficiente, funcionando como ferramentas que querem parar ou reverter a perda de biodiversidade em zonas específicas dos nossos mares.

Um oceano saudável produz benefícios para as pessoas ao providenciar oxigénio, absorção de dióxido carbono, alimento, proteção costeira, entre outros. Estes benefícios impulsionam meios de subsistência e proporcionam segurança alimentar e financeira.

A ANP|WWF tem vindo a produzir conhecimento sobre as AMPs portuguesas e o primeiro produto deste trabalho foi o relatório “MPA X-ray: Diagnóstico das Áreas Marinhas Protegidas Portuguesas”, que faz uma análise crítica das AMPs nacionais e fornece as recomendações da ANP|WWF para melhorar a sua gestão, denunciando a necessidade de clarificar e definir as responsabilidades partilhadas pelas diferentes entidades que gerem estas áreas em Portugal, apelando a que seja reconhecido um órgão nacional único que coordene a estratégia de recolha de informação, a gestão e manutenção das mesmas e ainda oriente nas políticas de conservação.

O relatório completo, o sumário executivo e a factsheet disponíveis na nossa biblioteca