O que gostarias de pesquisar?

ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS

© Frédéric Bassemayousse / WWF

As Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) são uma parte essencial numa estratégia de conservação e gestão marinha eficaz, funcionando como ferramentas para parar ou reverter a perda de biodiversidade em zonas específicas dos nossos mares.

Um oceano saudável produz benefícios para as pessoas ao providenciar oxigénio, absorção de dióxido carbono, alimento, proteção costeira, entre outros. É graças a estes benefícios que muitas comunidades costeiras têm meios de subsistência e segurança alimentar e financeira.

© Sylvie Dias / BIODIVAMP / ANP|WWF

Temos vindo a produzir conhecimento sobre as AMPs portuguesas e o primeiro produto deste trabalho foi o relatório “MPA X-ray: Diagnóstico das Áreas Marinhas Protegidas Portuguesas”. Neste documento, fazemos uma análise crítica das AMPs nacionais e elencamos recomendações para melhorar a sua gestão, denunciando a necessidade de clarificar e definir as responsabilidades partilhadas pelas diferentes entidades que gerem estas áreas em Portugal.

Simultaneamente, apelamos a que seja reconhecido um órgão nacional único que coordene a estratégia de recolha de informação, a gestão e manutenção das mesmas e ainda oriente nas políticas de conservação.

Podes explorar o sumário executivo e a factsheet para saberes mais.

O PROJETO BIODIVAMP

Para cumprirem bem a sua função na proteção da biodiversidade marinha, as AMPs precisam de ser eficazes.

Por isso, o projeto BiodivAMP tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas para a monitorização, gestão e proteção de biodiversidade em AMPs ao longo da costa portuguesa.

Saber mais sobre o BiodivAMP

© MEM - Museu da Extinção Marinha

MUSEU DA EXTINÇÃO MARINHA

Convidamos-te a entrar no MEM - Museu da Extinção Marinha, um museu que não queremos que exista.

O MEM é um museu virtual, criado pelo arquiteto Ricardo Bak Gordon, no qual podes encontrar as espécies marinhas que, por enquanto, ainda habitam as áreas marinhas protegidas portuguesas.

Pretende, acima de tudo, chamar a atenção para a importância de conservarmos e protegermos estas áreas e garantir que a sua biodiversidade incrível não desaparece do nosso mar. Vens visitá-lo connosco?

VISITAR O MUSEU
Doar
Doar