O que gostarias de pesquisar?

© ANP|WWF
VAMOS DEVOLVER NATUREZA À SERRA DO CALDEIRÃO

No âmbito da sua Iniciativa de Restauro da Paisagem da Serra do Caldeirão (Algarve), a ANP|WWF lança o projeto Plantar Montado, em parceria com a Câmara Municipal de Tavira e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

Este projeto visa a reabilitação e instalação de 100 ha de montados de sobro e azinho na Serra do Caldeirão (freguesia de Cachopo, concelho de Tavira), em condições de sustentabilidade que garantam a proteção e reabilitação dos solos, com maior fixação de carbono e nutrientes, a conservação de linhas de água e galerias ripícolas, e a recuperação dos ecossistemas e habitats naturais. 

undefined

O Plantar Montado enquadra-se numa das áreas de intervenção prioritária de combate à desertificação e conservação da natureza - a Zona Especial de Conservação (ZEC) do Caldeirão no âmbito da Rede Natura 2000.

Neste projeto iremos usar soluções baseadas na Natureza, com reforço ao nível de árvores, arbustos e pastagens autóctones, e utilizando a matéria orgânica de podas e detritos vegetais para adubação natural.

Estas são técnicas essenciais para esta zona fortemente afetada pela desertificação, pelos fogos rurais e pela erosão torrencial.

WWF
EM QUE CONSISTE O NOSSO TRABALHO?
Planeamento e Monitorização das intervenções de terreno
Reuniões com parceiros e proprietários dos terrenos para definição das intervenções e monitorização de campo
Limpeza e processamento de detritos vegetais
Remoção de espécies exóticas e limpezas seletivas do coberto vegetal existente, trituração in-situ e mulching (incorporação no solo da matéria orgânica resultante de cortes, podes e desbastes da vegetação)
Restauro ecológico de montados de sobro e azinho
80ha de restauro de áreas degradadas para instalação de pastagens biodiversas e quercíneas (espécies de carvalhos)
Instalação de povoamentos arbustivos e galerias ripícolas
20ha de mosaico entre o montado para instalação de vegetação autóctone, incluindo galerias ripícolas
Ações de divulgação e disseminação de boas práticas
Ações de partilha dos resultados junto dos proprietários e da população local
Este projeto é financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de Covid-19, com financiamento da UE – REACT-EU, através do Programa Operacional COMPETE 2020.