O que gostarias de pesquisar?

DESFLORESTAÇÃO

© Tomasz Wilk
Queremos a desflorestação fora dos nossos pratos

Durante anos, a desflorestação tem escorregado por declarações bem intencionadas para parar a desflorestação e a degradação das florestas. Tanto que cada ida às compras contribui para a destruição de ecossistemas vitais como o Cerrado, Pantanal e Amazonas, pondo em perigo a vida selvagem e as comunidades locais.


Agora, a desflorestação poderá encontrar espaço para se esconder mesmo dentro da lei que visa travá-la: a nova lei de Desflorestação da UE.

Chegou a altura de pôr fim a esta situação. Pede aos eurodeputados que assumam a responsabilidade e apoiem uma lei forte da UE que ponha fim à desflorestação, à destruição da natureza e às violações dos direitos humanos! 
 

POR UMA LEI EUROPEIA DE COMBATE À DESFLORESTAÇÃO


A UE é responsável por 16% da desflorestação associada ao comércio internacional. As florestas, savanas e outros ecossistemas estão a ser destruídos a um ritmo alarmante, para dar lugar à produção de carne, laticínios, óleo de palma, café e chocolate que consumimos na Europa. 

Mas temos uma oportunidade única para mudar isto! Neste momento, os governos da UE estão a discutir uma nova legislação para reduzir o impacto do consumo da UE na natureza e nos direitos humanos, bem como de responsabilizar as empresas e instituições financeiras. 

Precisamos que esta lei seja robusta! Queremos pedir aos nossos ministros que defendam uma lei forte sobre desflorestação para a UE. 

#TOGETHER4FORESTS

As florestas são essenciais à nossa sobrevivência. Não só nos dão o ar que respiramos e purificam a água que bebemos, como são também casa de milhões de plantas, animais e comunidades indígenas. Além disso, florestas saudáveis protegem-nos de doenças e absorvem as emissões de carbono da atmosfera.
 
A agricultura destrutiva leva à degradação das florestas e de outros habitats naturais. Sem saberem, os Europeus consomem produtos que contêm ingredientes provenientes de áreas desflorestadas e de outros habitats destruídos, como as savanas.

Em 2020, tivemos uma oportunidade única de travar a desflorestação, através de uma consulta pública aberta pela Comissão Europeia sobre a criação de uma nova lei europeia incidente nos produtos ligados à desflorestação.

Através da campanha #Together4Forests, reunimos mais de 1 milhão de assinaturas para essa consulta pública! Pessoas em todo o mundo uniram-se para exigir à UE uma lei forte contra a entrada de produtos ligados à desflorestação na Europa e enviar uma poderosa mensagem: está na hora da UE deixar de ser parte do problema e tornar-se parte da solução.

Estas assinaturas foram entregues à Comissão Europeia, num evento online, a 14 de dezembro de 2020. A lei está ainda a ser escrita pela Comissão Europeia e estamos a desenvolver esforços para garantir que a mesma contempla tudo o que as pessoas subscreveram na consulta pública.

Agradecemos a cada um de vocês pelo apoio. A WWF estará presente em todas as etapas do caminho para garantir que a UE segue em frente, apresentando uma proposta legislativa forte e ambiciosa em 2021.

Estamos #JuntosPelasFlorestas.

Sabe mais aqui
A forma como consumimos na UE está a devorar as nossas florestas!
Doar
Doar