O que gostarias de pesquisar?

EU LIFE ASAP

Ação climática subnacional acelerada e participação através do One Planet City Challenge

© ANP|WWF

O EU LIFE ASAP é um projeto que tem como principal objetivo acelerar a ação climática nas cidades europeias, especificamente em Portugal, Suécia, Roménia e Hungria.

Trabalhamos com as cidades e stakeholders locais para co-criar soluções climáticas baseadas em evidências científicas, envolvendo cidadãos e cidadãs nas ações climáticas das suas cidades. As cidades participantes neste projeto irão receber uma avaliação personalizada e apoio específico e direcionado para alcançar as metas climáticas.
Durante a fase piloto deste projeto, os escritórios da rede WWF em Portugal, Suécia, Roménia e Hungria estarão a trabalhar com um grupo selecionado de cidades. Em Portugal, as cidades envolvidas neste projeto são Almada, Braga e Cascais. Trabalharemos com a comunidade local, em especial com as comunidades mais jovens, para envolvê-los nos planos climáticos das suas cidades.

Life ASAP
© ANP|WWF
ALMADA

A Ação Climática Almada'30 define-se através de quatro eixos fundamentais de intervenção municipal: ALMADANEUTRA, ALMADAADAPTA, ALMADACIRCULAR E ALMADABIODIVERSA.

Tendo objetivos concretos muito bem definidos, e assumidas as oportunidades e os desafios associados, o Município e a Comunidade alargada iniciaram um percurso comum até 2030 com vista à sustentabilidade e resiliência do seu território e gentes.

Sabe mais sobre Almada
life asap
© ANP|WWF
BRAGA

Braga é candidata a Capital Verde Europeia 2026 e assumiu o compromisso de reduzir os gases de efeito de estufa em 55% até 2023 e atingir a neutralidade carbónica em 2050. É um dos municípios fundadores da rede adapt.local - rede de municípios para a adaptação local às alterações climáticas. Aderiu ao Pacto dos Autarcas em 2013 e tem o seu PAES datado de 2014 e o PAESC de 2022. Criou o Parque Urbano das Camélias - laboratório para a EMAAC, dadas as soluções implementadas de infiltração, reserva de água, cobertura verde e vegetação autóctone, não esquecendo a sensibilização para a temática das alterações climáticas. 

Sabe mais sobre Braga
life asap
© ANP|WWF
CASCAIS

Desde 2009 que Cascais tem vindo a desenvolver uma estratégia pioneira de ação climática, com base em conhecimento científico e nos desafios que as alterações climáticas provocam na população local e no expectável desenvolvimento sustentável do concelho. O processo de adaptação e mitigação é estruturado com forte envolvimento da sociedade civil na definição e execução das ações definidas . Um processo transformativo que contribuirá não só para a resiliência, mas para a qualidade de vida e competitividade de Cascais. 

 

Sabe mais sobre Cascais
PORQUE É IMPORTANTE TRABALHARMOS COM AS CIDADES?
As cidades alojam 55% da população global e 80% do PIB, e são responsáveis por mais de 70% das emissões de CO2 e 75% do consumo de recursos naturais. Mas também é nas cidades que encontramos algumas das ações mais ambiciosas e inovadoras para enfrentar os desafios da sustentabilidade.

As cidades têm um potencial inexplorado para descarbonizar a economia, investir em infra-estruturas mais resilientes e flexíveis, dar prioridade a soluções baseadas na natureza para a resiliência urbana e apoiar a conservação da biodiversidade, especialmente através de um melhor planeamento urbano.

As cidades são simultaneamente um espaço de problemas e de soluções, e queremos trabalhar em conjunto para lhes permitir usufruir deste poderoso potencial de criar um futuro em que a humanidade e a natureza vivam em harmonia.
Mas a mudança não se faz sozinha: tens o direito e o dever de contactar o teu município e dares as tuas sugestões de melhoria. As autarquias locais têm potencial para se envolverem e interagirem com as suas comunidades e com outros atores para avançarem em conjunto rumo a esta transição. 

OPCC
© WWF
O QUE É O ONE PLANET CITY CHALLENGE?

 A iniciativa One Planet City Challenge (OPCC) da WWF é o nosso convite às cidades para mostrarem o seu empenho e participarem ativamente na ação global contra as alterações climáticas. Queremos mostrar o que a tua cidade pode fazer para ajudar a combater a crise climática e orientamos as cidades para uma ação climática baseada na ciência.
Com o EU LIFE ASAP estamos a adaptar o OPCC a fim de permitir a avaliação dos planos de ação climática das cidades participantes em relação às políticas e à legislação da UE  em matéria de clima.

SABE MAIS SOBRE O OPCC
Financiado por: