The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
ASSINA ESTA CARTA PARA QUE PORTUGAL VOTE CONTRA A REDUÇÃO DO ESTATUTO DE PROTEÇÃO DO LOBO NA UE
A 20 de dezembro de 2023, a Presidente da Comissão Europeia propôs aos Estados-Membros da União Europeia a redução do estatuto de proteção do lobo na Convenção de Berna, apesar da falta de evidências científicas para apoiar uma mudança que poderá ter impactos devastadores.
Esta proposta é a última de uma série de tentativas nos últimos anos para diminuir o estatuto de proteção legal para grandes carnívoros, especialmente lobos. Estas discussões desviam a atenção da tarefa que temos em mãos, que é concentrar-nos construtivamente na implementação de medidas para alcançar a coexistência e garantir que os agricultores sejam compensados pelas suas perdas - uma proposta inaceitável, sem justificação científica e motivada puramente por razões pessoais e políticas, minando não apenas o estatuto de proteção do lobo, mas também todos os esforços de conservação da natureza na UE.
Não podemos sacrificar décadas de trabalho de conservação simplesmente para obter ganhos políticos: desproteger o lobo em nada resolve os problemas socioeconómicos que afetam a agricultura e as comunidades rurais, ao contrário do que Ursula von der Leyen pretende insinuar. A coexistência entre humanos e grandes carnívoros é possível!
O Ministro do Ambiente e Ação Climática de Portugal, Dr. Duarte Cordeiro, já manifestou no início de 2023 sua discordância à diminuição do estatuto de proteção do lobo por meio de carta endereçada à Comissão Europeia com mais 11 Ministros Europeus). Precisamos que Portugal mantenha esta posição! A WWF apela aos Estados-Membros da UE para que rejeitem esta proposta e tu também nos podes ajudar!
Assina a carta abaixo e a ANP|WWF irá enviá-la para as entidades competentes.
Contamos com o teu apoio! Juntos é possível.