O que gostarias de pesquisar?

RIR - Reconnecting Iberian Rivers

© ANP|WWF

Reconnecting Iberian Rivers (RIR) é um projeto financiado pela MAVA Foundation e liderado pelo GEOTA, que conta para além da ANP|WWF com mais 5 parceiros: IUCN, Wetlands International, WWF Espanha, CEDOUA (Univ. Coimbra) e Rede Inducar.

O projeto RIR tem uma duração de 24 meses, tendo sido iniciado em outubro de 2020. O objetivo central deste projeto é melhorar a conetividade e o estado ecológico dos principais rios ibéricos transfronteiriços, nomeadamente nas bacias hidrográficas internacionais do DouroTejo Guadiana.

WEBINARS RECONNECTING IBERIAN RIVERS

Descobre aqui as infografias que resumem os webinars organizados sobre cada um dos rios abrangidos por este projeto

JoW

No âmbito deste projeto, estão a ser realizadas diversas atividades relacionadas com a melhoria da gestão e governança partilhada destas bacias entre Portugal e Espanha, a promoção de alternativas a novas barragens, a remoção de barreiras obsoletas e o restauro fluvial, e a consciencialização dos cidadãos de ambos os lados da fronteira para a importância dos rios partilhados e dos serviços dos ecossistemas que eles nos prestam.

Em julho de 2022, a ANP|WWF organizou uma Journey of Water, ou seja, um evento que pretende acompanhar o percurso da água doce desde a nascente de um rio até à sua utilização final. No contexto do projeto RiR, esta iniciativa teve lugar na região do Baixo Guadiana (Ribeira da Foupana), uma zona de águas partilhadas entre Portugal e Espanha.

© ANP|WWF
EXPLORA O RELATÓRIO SOBRE CAUDAIS ECOLÓGICOS NAS BACIAS IBÉRICAS PARTILHADAS

Explora o Relatório "Impacts of Climate Change in Iberia"