WWF APRESENTA HOJE COMPROMISSO DOS LÍDERES PELA NATUREZA E INCENTIVA PRESIDENTE PARA SE TORNAR NUM APOIANTE | WWF

What would you like to search for?

Our News

WWF APRESENTA HOJE COMPROMISSO DOS LÍDERES PELA NATUREZA E INCENTIVA PRESIDENTE PARA SE TORNAR NUM APOIANTE

45 Chefes de Estado, nos quais se incluem os líderes de cinco das maiores economias do mundo, já apoiam o Compromisso ‘Líderes pela Natureza’, apresentado hoje em Nova Iorque pela WWF, em antecipação da Conferência da ONU, comprometendo-se a agir para reverter a perda de biodiversidade até 2030

Mais de 45 Chefes de Estado e do Governo, incluindo os líderes de cinco das maiores economias do mundo, apoiam o Compromisso dos Líderes pela Natureza, comprometendo-se com ação decisiva para reverter a perda de natureza e biodiversidade, para proteger a saúde humana e do planeta. O compromisso pretende lançar um sinal universal inequívoco de que é necessário aumentar a ambição no que toca à proteção e recuperação da biodiversidade global, o que motivou 16 jovens do Generation Earth Portugal (projeto de formação de jovens líderes ambientais da ANP|WWF) a encorajar o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a apoiar este Compromisso e a levar as suas mensagens à Conferência das Nações Unidas pela Biodiversidade, que decorre a 30 de setembro.
 
O apelo, feito em vídeo através do instagram do Generation Earth Portugal, mostra como a próxima geração está ativa na proteção do que consideram um capital natural essencial. No entanto, para estes jovens “é claro que não detemos o poder nem a influência necessária para conseguir a mudança que precisamos. Pedimos então aos nossos governantes, e em particular, ao nosso Presidente, que nos deem ouvidos, que se comprometam a travar esta perda de natureza e que nos ajudem no caminho para a recuperar”.
 
Em apoio aos jovens, Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, afirmou que “os jovens se apercebem, cada vez mais cedo, da urgência climática, por um lado, e da perda grave de biodiversidade por outro, duas faces do mesmo problema que marca a nossa atualidade, e da necessidade de implementar mudanças decisivas. Este apelo do Generation Earth Portugal chega num momento crucial, em que está nas mãos do nosso Presidente da República liderar pelo exemplo e de se alinhar com outros líderes mundiais na defesa e aumento das nossas áreas protegidas, em terra e no mar, na necessidade de garantir uma gestão sustentável efetiva do nosso território e oceano, e na urgência de promover a transição para uma dieta e consumo mais sustentáveis.
 
Para a Diretora da ONG, “a iniciativa dos jovens em expor os seus desejos ao Presidente da República relativamente a um Planeta mais saudável surge como mais um ato de justiça ambiental, e esperamos que tenha o impacto que realmente merece”.
 
Os apoiantes jovens do Compromisso são cidadãos de Portugal, Bangladesh, Butão, Colômbia, Costa Rica, França, Fiji, Alemanha, Quénia, Seychelles, México e Reino Unido, entre outros países, e são motivados pelo facto da perda de natureza e biodiversidade ser tão severa que representa já sérios riscos para a nossa saúde, economia e meios de subsistência. Pandemias, incêndios florestais, declínio de vida selvagem e alterações climáticas são sintomas da nossa relação doente com o mundo natural, que não podem ser ignorados.
 
O Generation Earth Portugal, programa de liderança ambiental da ANP|WWF, conta com o apoio da WWF Áustria e do Generation Earth Áustria, incluindo jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.