O que gostarias de pesquisar?

Our News

ANPlWWF INICIA ESTUDOS PARA REMOÇÃO DE BARREIRAS NOS RIOS SABOR, SOUSA E VASCÃO

​A ANP|WWF está a iniciar três estudos preparatórios que vão permitir planear a remoção de barreiras fluviais nos rios Sabor, Sousa e Vascão.

A ANP|WWF está a iniciar três estudos preparatórios que vão permitir planear a remoção de barreiras fluviais nos rios Sabor, Sousa e Vascão. Estes estudos estão a ser desenvolvidos com o apoio e financiamento do programa European Open Rivers Programme, uma organização que atribui fundos dedicados à remoção de barreiras para o restauro da continuidade fluvial dos rios.
 
O financiamento vai permitir realizar visitas de campo para identificar e mapear barreiras fluviais nos três rios, bem como para estudar a viabilidade da sua remoção; desenvolver o trabalho de comunicação com os proprietários das barreiras, comunidades locais e respetivos municípios; mapear e estudar outras barreiras que possam existir no mesmo rio; obter as autorizações necessárias para a remoção; e preparar os planos de remoção e restauro do rio.
 
Rio Sabor
Este projeto visa retomar a preparação para a remoção do açude do Prado Novo e dar início aos processos de autorização para a remoção de uma segunda barreira no mesmo rio, próxima de Gimonde, no concelho de Bragança. Ambos os açudes já tinham sido identificados como prioritários para remoção por um estudo do ICNF em 2014. Com esta remoção, estaremos a beneficiar espécies nativas de peixes, bem como mamíferos altamente ameaçados como a toupeira-de-água, que ocorre apenas em algumas partes do norte de Portugal, Espanha, Andorra e França.
 
Rio Sousa
Este projeto visa abrir caminho para a remoção de 13 açudes no rio Sousa, com um potencial de restauração de 21 kms de rio, que ascende a um terço do total do seu comprimento. Estas barreiras foram já priorizadas para remoção por um grupo de trabalho ministerial, com vista à proteção de espécies de peixes migratórios de valor económico e que estão em risco de extinção. Primeiramente, serão feitos os preparativos para remover a barreira mais próxima da foz do rio Douro, o que deverá levar à remoção das restantes 12 barreiras no seu devido tempo.
 
Rio Vascão
Este projeto surge no seguimento da remoção do açude de Galaxes e pretende aumentar significativamente as operações nesta área, removendo mais duas barreiras na mesma ribeira – Ribeira de Odeleite - e 12 barreiras no rio Vascão. Todas estas barreiras já foram priorizadas para remoção por um relatório ministerial. O rio Vascão e a ribeira de Odeleite acolhem as únicas populações sobreviventes em Portugal de uma das espécies de peixes de água doce não migratórios mais ameaçadas, o saramugo.
Estas remoções têm o potencial de restaurar 93 kms de rio de fluxo livre e melhorar significativamente o habitat, não só para o saramugo, mas também para a enguia europeia e outras espécies nativas em risco de conservação, incluindo mamíferos como a lontra e o lince ibérico.
 
Rio Sousa

PARTILHA!

Ajuda-nos a espalhar a mensagem
Donativos
Donativos