O que gostarias de pesquisar?

Our News

ANP|WWF TRANSFORMA ALUNOS EM HERÓIS DOS OCEANOS

A ONG de conservação lançou o Clube Heróis dos Oceanos, inaugurado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, e que ao longo do ano letivo irá trabalhar as questões da preservação dos ecossistemas marinhos com alunos do 7º e 8º ano. O clube irá promover sessões teóricas, práticas e de imersão com as profissões do mar.

A ANP|WWF inaugurou na passada sexta-feira, na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, o Clube Heróis dos Oceanos. Este é um espaço criado no âmbito do projeto Heróis dos Oceanos, financiado pelo EEA Grants Portugal, operado pelo Ministério do Mar e DGPM - Direção-Geral de Política do Mar, e promovido pela ANP|WWF em parceria com o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade. Até ao fim do presente ano letivo, a iniciativa pretende promover a construção de uma cultura de cidadania afetiva relacionada com os nossos mares, as nossas espécies e com os nossos ecossistemas marinhos, alertando e sensibilizando para as alterações de comportamento como fator essencial para a sua preservação.

Este projeto irá compreender diversos momentos: até março de 2022 com uma componente mais teórica, através da promoção de aprendizagens que encorajem o debate nas diferentes questões ligadas ao mar; nos meses de abril e maio, prevê-se a promoção de iniciativas que incentivem os alunos a praticar atividades de desporto náutico, estando previstas sessões, realizadas na praia, com o objetivo de incentivar o contacto com este tipo de modalidades, nomeadamente o surf; e nos últimos meses do projeto será realizado um ciclo de tertúlias para consciencializar os alunos para as “carreiras azuis”. Nesta fase, os jovens serão responsáveis pela organização de quatro tertúlias para conhecer quatro profissões ligadas ao mar.

“Apesar de ser mais fácil criar uma ligação através de espécies-bandeira, como o cavalo-marinho, a verdade é que os problemas dos oceanos têm permanecido submersos e longe do olhar da maioria das pessoas, o que torna menos visível a urgência de agir e o compromisso necessário para conservar os recursos naturais. O projeto “Heróis dos Oceanos” quer envolver diretamente as escolas e torná-las o palco para a consciencialização dos jovens para as questões da proteção dos ecossistemas marinhos.”, afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF.
 
A ANP|WWF trabalha o tema dos Oceanos desde 2014, focando três áreas principais: Pesca Sustentável, Consumo Sustentável de Pescado e Conservação Marinha. Tendo já produzido recomendações e conhecimento a vários níveis nestas áreas, uma das ambições tem sido expandir a ação para a Educação Ambiental, sensibilizando as faixas mais jovens da população para o tema, contrariando o distanciamento dos cidadãos relativamente à natureza e ao ambiente, e promovendo a adoção de mudanças de comportamento, necessárias para garantir um futuro sustentável.

Sabemos que os jovens estão cada vez mais alerta para a urgência de combater a perda de biodiversidade e as alterações climáticas, reconhecendo a saúde dos oceanos como pilar para o efeito. Neste sentido, a ANP|WWF delineou um projeto com foco na construção de uma cultura de cidadania afetiva relacionada com os nossos mares, com as nossas espécies e com os nossos ecossistemas marinhos, alertando e sensibilizando para as alterações de comportamento como fator essencial para a sua preservação. A comunidade escolar foi identificada como agente de mudança não só a médio-longo prazo como no imediato, junto das suas próprias famílias.
 
A ANP|WWF tem participado nos encontros Escola Azul, e, neste contexto, desafiou o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, em Almada, a envolver-se na criação de um Clube para implementar uma série de atividades que inspirem a comunidade escolar a aproximar-se do Oceano. O Agrupamento disponibilizou-se para incluir o projeto no seu conjunto de atividades, promovendo a sua divulgação e cedendo uma sala para o efeito.
 
O lançamento foi assinalado com a criação de uma obra de arte especialmente dedicada aos Heróis dos Oceanos, da autoria de Matilde Almodovar. Os alunos foram desafiados a completar a obra através da sua pintura, permitindo um envolvimento especial com o seu novo Clube.
 
Todo o programa das atividades está alinhado com os sete princípios do documento da Unesco ‘Ocean Literacy for all’, e contribuirá para que o Agrupamento Anselmo de Andrade cumpra com os requisitos do Programa Escolas Azuis

PARTILHA!

Ajuda-nos a espalhar a mensagem
Doar
Doar