O que gostarias de pesquisar?

Our News

PROJETO PORTO SANTO SEM LIXO MARINHO APRESENTA COMPROMISSOS

No dia 23 de junho, os parceiros do projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho debatem e assumem compromissos com entidades chave para o sucesso do projeto, apresentam a campanha de comunicação e mostram resultados do trabalho de identificação dos resíduos plásticos

É já na próxima quarta-feira, dia 23 de Junho que decorre o primeiro evento de apresentação de compromissos e gestão comunitária do Porto Santo Sem Lixo Marinho. O projeto, que arrancou no ano passado, pretende travar a fuga de plásticos para o oceano e, dessa forma, contribuir para a diferenciação e valorização da ilha do Porto Santo, juntando parceiros como a ANP|WWF, a AIDGLOBAL, a Água e Resíduos da Madeira, a Câmara Municipal do Porto Santo e a ARDITI, com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. 

Esta sessão de apresentação, organizada pelo conjunto de parceiros, e para a qual foram convidadas entidades-chave, será um momento fundamental para apresentar o trabalho que tem sido realizado por cada um dos parceiros e para discutir os compromissos que podem ajudar a garantir a concretização dos objetivos deste projeto. 

Paralelamente, será ainda apresentada a campanha de comunicação a ser lançada no mês de julho sobre a problemática do plástico existente nos oceanos. A campanha, criada pela agência NOSSA, irá sensibilizar visitantes e residentes para o impacto de os plásticos descartáveis têm na fauna marinha, através de duas simpáticas mascotes - o João e o Tristão.

Após a sessão de abertura pelos representantes da Câmara Municipal do Porto Santo, pela Secretaria Regional de Mar e Pescas e pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas segue-se uma apresentação geral do projeto pela ANP/WWF, dos resultados da primeira fase do projeto, referente ao levantamento de dados e amostragem pela Arditi, do Plano de Gestão Comunitário e Processo Participativo pela ANP/WWF e AIDGLOBAL, do Compromisso pela Câmara Municipal do Porto Santo, da campanha de comunicação e selo “Porto Santo Sem Lixo Marinho” pela ANP/WWF, da Entrega de material a estabelecimentos aderentes e assinatura de cartas de compromisso pela CMPS, encerrando o evento com uma nota da WWF Noruega e da Presidência do Governo Regional da Madeira. 


Adesão ao Selo 
Os critérios do Selo foram definidos com base em vários momentos participativos que têm vindo a ser realizados desde janeiro de 2021 junto da população e de entidades públicas e privadas, através de um inquérito e de workshops participativos. No evento de dia 23 de junho, realizar-se-á um momento formal de assinatura de compromissos com as primeiras empresas que pretendam aderir ao mesmo. Mas a adesão poderá ser feita em qualquer momento, ao longo do ano de 2021. Aos interessados basta que solicitem mais informações à Câmara Municipal do Porto Santo (Rubina Brito: rubinabrito@cm-portosanto.pt).
 

PARTILHA!

Ajuda-nos a espalhar a mensagem
Doar
Doar