O que gostarias de pesquisar?

Our News

FORESTS FORWARD: A NOVA PLATAFORMA DA WWF QUE PÕE A FLORESTA NO CENTRO DOS NEGÓCIOS

Os serviços que as florestas nos prestam são incalculáveis – mas, ainda assim, são subestimados nas decisões de negócios e investimentos. A nova plataforma da WWF envolve empresas e investidores de todos os setores para acelerar as suas ambições de sustentabilidade e criar impacto em paisagens florestais. O Forests Forward vai apoiar empresas a melhorar a gestão de 150 milhões de hectares de floresta globalmente até 2030

Enquanto a desflorestação e a degradação florestal continuam a um ritmo alarmante e as ações de desflorestação-zero e conversão ficam para trás, a WWF lança hoje o Forests Forward, uma nova plataforma que envolve empresas, comunidades e organizações de todos os setores, para acelerar a mudança em paisagens prioritárias.
 
“Empresas e investidores por todo o mundo encontram-se numa posição única para facilitar abordagens inovadoras que preservem e aumentem os benefícios de paisagens florestais produtivas e ricas em biodiversidade, ao mesmo tempo que enfrentam alguns dos maiores desafios ecológicos da nossa era: alterações climáticas, segurança hídrica e alimentar,” afirma Julia Young, Diretora na WWF Global Forest Sector Transformation. “Olhando para 2030, a necessidade de uma ação global sobre a crise climática, a pobreza, a perda e recuperação da natureza, a produção insustentável e o consumo excessivo torna-se mais urgente. Enfrentar a desflorestação e a degradação florestal é a chave desta difícil equação.”
 
O Forests Forward vai permitir que as empresas atuem de forma inovadora para criar e demonstrar impacto positivo nas paisagens florestais, e que investidores possam contribuir positivamente para a agenda global de sustentabilidade. Como participantes do Forests Forward, as empresas comprometem-se a envolverem-se em áreas como a gestão e comércio florestal sustentável, melhor silvicultura, reflorestação e restauro de ecossistemas, proteção e recuperação da biodiversidade, combate à ilegalidade em toda a cadeia de abastecimento de madeira, certificação florestal confiável, cadeias de valor justas, inclusivas e equitativas, e investimento em projetos-chave para as paisagens e soluções financiáveis para projetos com práticas sustentáveis para a natureza.
 
A plataforma coloca ênfase nas comunidades e na gestão florestal local, exigindo o reconhecimento do papel crítico que os povos indígenas e as comunidades locais desempenham na conservação da floresta e dos seus ecossistemas. Defende abordagens comprovadas e inovadoras e melhores meios de verificação da gestão florestal em países tropicais, para ajudar a disseminar a gestão florestal sustentável junto de utilizadores coletivos e individuais de pequena dimensão.
 
“Estamos num momento crítico: mais do que nunca, as pessoas compreendem como a natureza é fundamental para nossas vidas e a importância de um futuro sustentável. As empresas e investidores desempenham um papel fundamental na definição deste futuro”, explica Fran Price, Líder na WWF Global Forest Practice. “As florestas são também uma das mais importantes soluções baseadas na natureza . Para enfrentar as alterações climáticas descontroladas e cumprir as metas ambientais globais, precisamos de maior ação sobre a desflorestação e a degradação e promover mais e melhor restauro florestal. O Forests Forward oferece uma plataforma única para aumentar a colaboração entre as diversas partes interessadas e impulsionar a inovação e abordagens orientadas para soluções, de modo a garantir que as florestas continuem a oferecer benefícios às pessoas e ao clima”.
 
Um estudo recente publicado pela WWF revelou que mais de 43 milhões de hectares de floresta foram perdidos apenas nos trópicos e subtrópicos, num período de 13 anos. Ao mesmo tempo, o relatório Planeta Vivo 2020 da WWF mostra um declínio alarmante de, em média, 68% nas populações de mamíferos, pássaros, peixes, anfíbios e répteis, desde 1970.
 
O Forests Forward tem como objetivo acelerar a ação e aproveitar a influência de todos os atores com interesses nas florestas e nos seus serviços dos ecossistemas para melhorar a gestão de 150 milhões de hectares de floresta até 2030.
 
“Há uma série de oportunidades para mudanças transformadoras que são essenciais para proteger as florestas”, diz Young. “Todos os atores nas paisagens florestais têm um papel importante em perceber o valor das florestas, não apenas pela madeira, cortiça e fibra que fornecem, mas pelos importantes serviços de ecossistemas que as florestas prestam a milhões de pessoas, à economia e à natureza, incluindo regulação do ciclo hídrico, alimentos, um clima estável, biodiversidade e também melhores condições de vida locais”.
 
O primeiro conjunto de empresas que se juntaram ao Forests Forward inclui grandes atores do mercado – HP Inc.,  IKEA, International Paper Company, Kimberly-Clark, Lowe’s Companies, Inc., Mandarin Oriental,  Sofidel Spa, e Williams-Sonoma, Inc., – bem como empresas que operam em importantes países produtores de produtos de florestas – ALPICAM, Bois et Scierie du Gabon (BSG), Gabon Wood Industry (GWI),  Companie des Bois du Gabon, Gabonaise d’Exploitation de Bois (GEB), Interholco, The New  Forests Company, The Navigator Company, Stora Enso Oyj., Suzano S/A e Veracel. 
 
A esfera de ação e o trabalho dos participantes pode ser seguido na plataforma espacial interativa da WWF. As atividades serão monitorizadas e relatadas em relação a resultados e marcos claros.

PARTILHA!

Ajuda-nos a espalhar a mensagem

 

Donativos
Donativos