Série Documental “Our Planet” Estreia Hoje Na Netflix Destacando A Necessidade De Ação Global Para Proteger A Natureza | WWF

What would you like to search for?

Our News

Série Documental “Our Planet” Estreia Hoje Na Netflix Destacando A Necessidade De Ação Global Para Proteger A Natureza

Lisboa, 5 de abril de 2019 – Estreia hoje na Netflix a tão esperada série documental “Our Planet” de oito episódios, narrada por Sir David Attenborough, e que conta com imagens gravadas em Portugal,

Estreia hoje na Netflix a tão esperada série documental “Our Planet” de oito episódios, narrada por Sir David Attenborough, e que conta com imagens gravadas em Portugal, mais precisamente na Ilha do Pico, nos Açores, logo no primeiro episódio. A série, feita em colaboração com a Silverback Films e a WWF, mostra como a defesa do planeta é essencial para assegurar a saúde da natureza e o bem-estar das pessoas.
Um novo estudo conduzido pela WWF [1] mostra que, em 10 dos países com a maior biodiversidade do mundo, apenas metade (49%) das pessoas estão convencidas de que a biodiversidade – a nossa 'rede de segurança' - está em declínio. Apenas 39% percebe que dependemos da natureza e da biodiversidade para conseguir os elementos fundamentais à vida, como alimentos, água e ar limpo.
A WWF espera que esta série, que deverá chegar a milhões de pessoas, inspire o público para se levantar em defesa do planeta, pedindo aos líderes mundiais que resolvam esta emergência, trabalhando em conjunto para desenvolver um plano de ação global - um Novo Acordo para a Natureza e para as Pessoas. Qualquer pessoa pode juntar a sua voz à de milhares de pessoas que atualmente já o fazem, no site www.ourplanet.com/voice/.
Apesar da falta de consciência sobre a crise que o nosso planeta enfrenta, a pesquisa mostrou que a maioria dos entrevistados (70%) nestes 10 países, sente-se pessoalmente responsável por proteger a natureza e a biodiversidade e 65% dizem que o compromisso dos seus governos para protegê-lo é insuficiente. A importância de proteger a biodiversidade para as gerações futuras também é considerada crucial para a maioria (80%), enquanto que as alterações climáticas, a desflorestação e a poluição dos rios e oceanos são vistos como as maiores ameaças à biodiversidade.
O embaixador da WWF, e prestigiado conservacionista, Sir David Attenborough, que narra a série, disse: “Hoje tornámo-nos na maior ameaça à saúde da nossa única casa, mas ainda há tempo para enfrentarmos os desafios que criámos, se agirmos agora. Se as pessoas realmente compreenderem o que está em jogo, acredito que os negócios e os governos podem ainda desenvolver as soluções práticas para este problema. Como espécie, somos especialistas em resolver problemas. Mas ainda não nos aplicámos com o foco necessário a este problema. Podemos criar um mundo com ar e água limpos, energia ilimitada e stocks pesqueiros que nos sustentem no futuro”.
O projeto “Our Planet” é lançado num momento crítico em que a natureza e a vida selvagem estão ameaçadas como nunca anteriormente. Dados recentes [2] do Living Planet Report 2018 da WWF mostram que as populações globais de espécies de vertebrados diminuíram, em média, 60% desde 1970 - em menos do tempo médio de vida de uma pessoa.
Ângela Morgado, Diretora Executiva da ANP|WWF, relembrou que “Somos a primeira geração a conhecer o impacto total do que estamos a fazer ao nosso planeta, e a última que tem a possibilidade de fazer alguma coisa sobre isso. Se as pessoas em todo o mundo dizem que vale a pena proteger nosso planeta, os nossos líderes não podem deixar de os ouvir. Esperamos que a série Our Planet comece uma das conversas mais importantes do nosso tempo - sobre a casa que todos nós partilhamos e a necessidade de cuidar melhor desta única casa.”
Através das iniciativas em torno da série Our Planet, a organização global vai aproveitar para consciencializar, educar e mudar atitudes. Um conjunto de recursos on-line gratuitos é disponibilizado em OurPlanet.com para ajudar pessoas, de todas as idades, a entender a importância dos habitats da Terra e como podem ajudar a protegê-los para as próximas gerações. O site está focado em oito biomas e permite que os visitantes mergulhem nos desafios e soluções mais urgentes do mundo natural.
O OurPlanet.com também fornecerá uma grande variedade de recursos educacionais para escolas, grupos de jovens e famílias, por forma a envolver os jovens na conversa global em torno da série. Estes incluem materiais para sala de aula e guias para educadores, uma plataforma 'Our Planet Live' que oferece ligações ao vivo com especialistas para salas de aula em todo o mundo e a App portuguesa desenvolvida pela ANP|WWF em parceria com a empresa WorldIT, intitulada Nature Benefits (versão beta disponível em iOS), que ajuda qualquer pessoa a compreender melhor o seu ambiente local e a biodiversidade global para melhor proteger o Planeta.
Siga o Our Planet no Instagram, Twitter e Facebook e faça parte da conversa com #ShareOurPlanet:

 
● Instagram: www.instagram.com/ourplanet
● Facebook: www.facebook.com/ourplanet
● Twitter: www.twitter.com/ourplanet
Our Planet logo
Our Planet logo