The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Central Asia
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
CURSOS INOVADORES REFORÇAM CAPACITAÇÃO EUROPEIA NO ÂMBITO DA ECONOMIA AZUL
O projeto uBlueTec está a dar resposta à necessidade urgente de profissionais qualificados em Economia Azul na União Europeia, lançando uma série de cursos inovadores. Estes programas foram concebidos para capacitar estudantes e especialistas com as competências “verdes, azuis e digitais” essenciais para impulsionar práticas sustentáveis e garantir um futuro neutro em termos de carbono nos sectores críticos das tecnologias marítimas e subaquáticas.
Para reforçar os contextos de sustentabilidade da economia azul europeia, o projeto uBlueTec lançou uma série de cursos-piloto destinados a colmatar as lacunas de competências no domínio das tecnologias marítimas e subaquáticas. Prevê-se que 29 cursos online e presenciais sejam integrados até 2026, com contribuições de parceiros de França, Grécia, Croácia, Roménia, Itália e Portugal. Estes cursos foram concebidos para capacitar estudantes e profissionais com os conhecimentos necessários para liderar atividades económicas sustentáveis e orientadas para a tecnologia no sector marítimo, em consonância com os objetivos europeus para uma economia mais verde e mais resiliente.
A economia azul enfrenta desafios prementes devido à evolução das exigências de sustentabilidade e digitalização na União Europeia. O atual panorama educativo revela lacunas significativas na garantia de uma gama mais ampla de competências de aprendizagem ao longo da vida necessárias para a utilização eficaz das tecnologias subaquáticas, que são parte integrante de sectores-chave como as energias renováveis offshore, a aquicultura, a proteção da biodiversidade marinha e o património cultural subaquático. Para colmatar estas lacunas, o projeto uBlueTec desenvolveu um modelo abrangente de formação para a tripla transição que integra competências verdes, azuis e digitais.
Introdução de novos cursos-piloto
Uma componente-chave da abordagem do projeto uBlueTec é a introdução de uma série de cursos piloto inovadores concebidos especificamente para responder às necessidades da Economia Azul. Estes cursos-piloto têm como objetivo desenvolver currículos de aprendizagem que abordem profundamente temas como as competências digitais, as competências azuis e as competências verdes mais amplas, centradas na sustentabilidade ambiental e nas alterações climáticas, na liderança, na sensibilização ambiental, na capacitação e na educação para a cidadania ativa. Também se centram na promoção da criatividade e da cidadania afectiva relacionada com as questões ambientais, promovendo a autonomia e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que incentivam uma ligação emocional ao oceano. Uma vez testados, estes cursos-piloto serão aperfeiçoados com base nas reacções e nos conhecimentos adquiridos durante a implementação. Podem ser ministrados na sua totalidade ou divididos em módulos, permitindo flexibilidade. Também podem ser integrados noutros currículos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto uBlueTec ou em programas existentes que beneficiariam com a adição de módulos relacionados com competências verdes, azuis e digitais. Entre os muitos cursos-piloto inovadores que foram desenvolvidos, alguns exemplos indicativos são: Introduction to Maritime Archaeology and Coastal Geoarchaeology and Impacts of Climate Change in Maritime and Coastal Archaeology; Remotely Operated Underwater Vehicle (ROV) Pilot e Underwater Photogrammetric Recording of Submerged Landscapes; Green Skills for Underwater Technologies; Marine Citizen Science, and the Analytical Techniques for Environmental Sustainability; Digital technologies for underwater cultural heritage surveying; e Using Vendor-Neutral Software Framework for Mission Planning and Simulation of Cooperative Autonomous Marine Vehicles.
Um total de pelo menos 29 cursos serão trabalhados através de uma variedade de modalidades, incluindo palestras, seminários e demonstrações práticas, bem como formação no terreno e sessões de laboratório, combinando formatos de aprendizagem em linha e de aprendizagem digital, para criar uma abordagem educativa abrangente adaptada a diversos estilos e ambientes de aprendizagem.
Uma visão colaborativa para a formação em Economia Azul
O projeto uBlueTec é coordenado pela Universidade de Aix-Marseille (França), trazendo a experiência académica para a linha da frente. Os parceiros neste projeto são a Atlantis Consulting SA (Grécia), a Universidade de Zagreb, Faculdade de Engenharia Eléctrica e Informática (Croácia), a BEIA Consult International Srl (Roménia), a Università della Calabria (Itália), a ANP em associação com a WWF (ANP|WWF, Portugal) e o Cluster de Tecnologia Marítima (Itália). O projeto cofinanciado pela União Europeia ao abrigo do programa EMFAF (Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, as Pescas e a Aquicultura) deverá embarcar numa viagem transformadora que durará 30 meses, de setembro de 2023 a fevereiro de 2026, com um orçamento de 1,2 milhões de euros.
Pessoas e entidades interessadas nos cursos ou que pretendam obter mais informações podem contactar as equipas através do endereço info@ubluetec.eu ou https://ubluetec.eu/