GREEN HEART OF CORK | WWF

What would you like to search for?

O projeto Green Heart of Cork – No coração do Montado (GHoC) tem como objetivo premiar os proprietários de áreas de montado de sobro que investem em gestão florestal sustentável e certificada.

O projeto Green Heart of Cork tem como objetivo premiar os proprietários de áreas de montado de sobro que investem em gestão florestal sustentável certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC©) e que contribuem para a melhoria dos serviços que este ecossistema presta à sociedade, como por exemplo a retenção de carbono, a formação de solo, a regulação do ciclo da água e recarga de aquíferos, e a conservação da biodiversidade.

O projeto incide principalmente nos concelhos de Coruche, Chamusca e Ponte de Sôr, tendo como parceiro a Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC). É nesta região que se localiza a maior área contínua de montado de sobro a nível mundial - cerca de 500 mil hectares -  assim como o maior aquífero da Península Ibérica: o aquífero da Bacia Tejo-Sado. Nesta região podem ser encontradas várias espécies de aves, répteis e anfíbios, ou mamíferos ameaçados e nativos.

 

O projeto promove uma plataforma de proprietários florestais certificados da APFC, bem como empresas como a Coca-Cola Ibéria e Jerónimo Martins, que recompensam os proprietários que através da gestão florestal sustentável, contribuem para a conservação da água e o armazenamento de carbono.

O projeto GHoC foi responsável pela implementação do primeiro caso de pagamento de serviços do ecossistema em montado de sobro em Portugal. Sabe mais aqui



O projeto foi responsável pela implementação do primeiro caso de pagamento de serviços do ecossistema em montado de sobro em Portugal. Sabe mais aqui