| WWF

What would you like to search for?

© ANP|WWF

O relacionamento destrutivo da humanidade com a natureza tem um custo, e este custo  revelou-se terrível: perda de vidas, perda de empregos e um choque para a economia global. 

Esta pandemia une-se a uma longa lista de doenças emergentes que continuarão a ameaçar a estabilidade global, a menos que emendamos o nosso relacionamento com a natureza.

Juntos, podemos garantir que a resposta a esta emergência global vai fortalecer o nosso planeta e as nossas sociedades.


**

Lê o relatório completo no link abaixo. Se o link falhar, por favor recarrega a página.

​A COVID-19 PODE SER APENAS UMA DAS MUITAS PANDEMIAS MORTAIS AO LONGO DA NOSSA VIDA

As pressões crescentes sobre a naturezafruto da exploração da vida selvagem, junto com os nossos sistemas alimentares insustentáveis ​​aumentam a probabilidade de futuras pandemias. Não sabemos onde a próxima doença surgirá ou quantas pessoas ela afetará, mas o risco de uma nova doença zoonótica surgir no futuro é maior do que nunca. Este é o resultado de anos de políticas fracassadas e inação política.

PRECISAMOS DE MUDANÇA
 

Agora é a hora de ações urgentes para construir um futuro mais seguro para as pessoas e o planeta. É necessário desafiar os governos a alinhar a resposta global a esta crise e recuperar melhor:
  • Combater os fatores ambientais diretos do aumento do risco de pandemia, incluindo o combate ao tráfico de animais selvagens e a suspensão do comércio de animais selvagens, além de eliminar a desflorestação e a conversão das cadeias de suprimentos agrícolas.
  • Apoiar comunidades vulneráveis ​​afetadas por esta crise.
  • Projetar pacotes de estímulo económico que garantam uma recuperação verde e justa e aumentem o investimento em modelos de negócios sustentáveis.
  • Tomar decisões transformadoras para deter e reverter a perda de biodiversidade, incluindo o acordo de um ambicioso Quadro Global de Biodiversidade pós-2020.
  • Garantir o fortalecimento de uma abordagem baseada no conceito de "One Health", que ligue a saúde de humanos, animais e do nosso ambiente compartilhado num só. Esta abordagem deverá ser integrada nos processos de tomada de decisão relevantes.
Proteger as pessoas da ameaça criada pelas doenças zoonóticas exige que protejamos o bem-estar do nosso planeta. Devemos garantir um novo acordo para a natureza e as pessoas que coloque a natureza no caminho da recuperação até 2030 e proteja a saúde e os meios de subsistência humanos a longo prazo.

COMO PODES AJUDAR

Mostra o teu apoio, partilhando o texto abaixo no teu instagram, Facebook ou Twitter e marcando os nossos governantes (Ministério do Ambiente e Ação Climática, Ministério da Economia e Transição Digital e Primeiro Ministro). Não te esqueças de nos marcar também!

"As pressões sobre a natureza aumentam o risco de pandemias como #COVID19. É urgente redefinir o nosso relacionamento com a natureza para proteger as pessoas e o planeta. Os líderes devem agir em resposta a esta crise"

#4Nature4Us #PelaNaturezaPorNos
@WWFportugal