Protege a água | WWF

What would you like to search for?

8 DICAS PARA POUPAR ÁGUA

Combater o desperdício de água é o primeiro passo para não ficarmos sem ela.

© Luca Bravo

Estamos a caminhar para um futuro mais seco e quente, onde a água pode escassear. Ter consciência de que a água potável também se esgota é o primeiro passo, e agora cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para preservá-la. 

Deixamos-te algumas dicas que podes adotar no teu dia-a-dia para ajudares a preservar este bem que é de todos:
 

  1. Cada descarga de autoclismo gasta cerca de 10 litros de água. Para reduzires a quantidade de água de cada vez que o puxas, coloca garrafas cheias com areia no reservatório. E não uses a sanita como caixote do lixo: evita descargas desnecessárias.
  2. Lava os dentes enquanto estiveres no duche.
  3. Experimenta contar o teu tempo de duche, e reduzir um minuto a cada mês..
  4. Enquanto esperas que a água do duche aqueça, enche um balde e utiliza-o depois para regar as plantas, para despejar na sanita ou até para cozinhar.
  5. Coloca um recipiente no lava-louça e reutiliza também a água de lavar a fruta e os legumes para regares o teu jardim.
  6. Sabias que a melhor altura para regares as tuas plantas é de manhã ou ao final do dia? Nas horas de menos sol e calor a água tem tempo para entrar no solo e não evapora tão rapidamente.
  7. Produzir os nossos alimentos é um processo que utiliza muita água. Reduzir o desperdício de alimentos ao planearmos muito bem aquilo que compramos é uma boa maneira de poupar água, bem como escolher alimentos locais e da estação.
  8. Quando comprares eletrodomésticos novos, tem atenção à sua eficiência em termos de consumo energético e de água.

© Diogo Branco | p35 | ANP/WWF

#ProtegeaAgua #ProtectWater

Sem água não há VIDA. Na Europa, uma lei forte protege os nossos rios e lagos. Mas neste preciso instante, vários governos estão a tentar enfraquecê-la - uma terrível notícia para as nossas massas de água doce e tudo o que delas depende, inclusive a nossa vida selvagem. 

Em Outubro de 2018, a Comissão Europeia lançou uma consulta pública para saber o que os seus cidadãos achavam sobre este assunto. Esta foi a única oportunidade para os eurpeus mostrarem que queriam manter a lei que protege a nossa água forte.

A consulta pública terminou no dia 12 de março de 2019, e mais de 360.000 cidadãos preocupados pediram à União Europeia para não enfraquecer a Diretiva-Quadro da Água.