Protege a água | WWF

What would you like to search for?

QUANTA ÁGUA CUSTA A TUA ROUPA?

Como a moda caminha para a sustentabilidade e o que podes fazer para acelerar este processo.

© ANP WWF

Um dos componentes que não aparece na etiqueta da tua roupa é a água que foi gasta na sua produção. A moda é uma das três indústrias que mais consome água. São precisos 2700 litros de água para produzir uma t-shirt de algodão, o suficiente para uma pessoa beber durante dois anos e meio. 

Estamos a caminhar para um futuro mais seco e quente, onde a água pode escassear. Ter consciência desta água "virtual" que consumimos de forma indireta é o primeiro passo para reduzirmos a nossa pegada hídrica. Agora cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para preservá-la.

1. EMBRACE SLOW FASHION
Procura peças intemporais, feitas com materiais de qualidade, duráveis e de fornecedores conscientes. Em roupas novas, priveligia fibras recicladas ou naturais.

2. CUIDA DA TUA ROUPA
Repara, tira borbotos, areja a roupa, lava em água fria e apenas as vezes necessárias, dobra as peças pelas costuras, tira as coisas dos bolsos e aperta sempre fechos, e evita passar a ferro.

3. REAPROVEITA ROUPAS ANTIGAS
Modifica as tuas roupas com uma costureira para as manter atuais. Resgata peças do armário dos teus pais ou avós - a moda é cíclica, e com pequenos updates, ganharás um novo guarda-roupa. Troca roupa com amigos ou em eventos dedicados a isso. Escolhe comprar em segunda-mão.

4. RECICLA
Doa ou troca o que não usas, mas se as peças não estiverem em condições, recicla. Há várias marcas que recebem todo o tipo de roupas para reciclagem das fibras - e algumas até te dão vouchers para novas compras.

 Ao longo da Moda Lisboa estamos a sortear 6 t-shirts reaproveitadas. Sabe mais no nosso Instagram!