Hora do Planeta - É já amanhã! | WWF

What would you like to search for?

Our News

Hora do Planeta - É já amanhã!

Lisboa, 29 Março 2019 – Falta apenas 1 dia para a Hora do Planeta. O apagão deste ano acontece já amanhã, dia 30 de março, às 20h30 hora local. Esperam-se mais de 400 participantes no evento em Lisboa, divididos entre a pedalada e a caminhada, numa clara manifestação popular de preocupação pelo estado do planeta.

Falta apenas 1 dia para a Hora do Planeta. O apagão deste ano acontece já amanhã, dia 30 de março, às 20h30 hora local. Esperam-se mais de 400 participantes no evento em Lisboa, divididos entre a pedalada e a caminhada, numa clara manifestação popular de preocupação pelo estado do planeta. 
A Hora do Planeta celebra-se anualmente em todo o mundo, incentivando as pessoas a repensar a forma como consomem os recursos do Planeta e como vivem o seu dia a dia, incentivando a práticas mais sustentáveis para travar a degradação da natureza.Este ano, o apelo é que passem o dia de amanhã recusando plástico de uso único, optando por alternativas reutilizáveis e desafiando as pessoas a continuarem esta prática o ano inteiro. O pedido vem em linha com o trabalho desenvolvido pela ANP|WWF na campanha “Zero plásticos na Natureza”, que inclui uma petição mundial que pode ser assinada em https://www.natureza-portugal.org/o_que_fazemos_222/oceanos/plasticos/.
 
A HORA DO PLANETA, A CAMPANHA ZERO PLÁSTICOS E O LIVE STREAM MAIS LONGO DE SEMPRE
Para assinalar a Hora do Planeta deste ano, a ANP|WWF irá lançar amanha o Plastic Pollution Countdown, olive streammais longo de sempre- uma contagem decrescente do tempo médio que uma garrafa de plástico leva a decompor-se na natureza transmitida em direto, durante 450 anos. 
A ação simbólica vai ter como foco uma garrafa de plástico colocada sobre areia de praia, mostrando, em tempo real, o processo de decomposição e incentivando as pessoas a assinarem a petição mundial “Stop Plastic pollution – Zero Plásticos na Natureza”.
Todos os anos, 8 milhões de toneladas de lixo plástico chegam aos oceanos, um fluxo que tem impactos devastadores na vida marinha e na saúde humana. Para travar este fluxo, a ANP|WWF defende ser necessário uma concertação por parte dos líderes mundiais, através da criação de um acordo legal global para travar a fuga de plásticos para os oceanos. 
“A Hora do Planeta é a maior plataforma pela natureza onde milhões de pessoas por todo o globo pedem ação imediata para travar as alterações climáticas. Este ano, apelamos a todas as pessoas que assinem a nossa petição “Zero Plásticos na Natureza”, e mostrem que este é um problema sério de poluição que querem ver resolvido, agora”, afirma Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF. 
 
O arranque da transmissão será dado no dia 30 de março, às 20h15, minutos antes do apagão da Hora do Planeta (20h30), no Terreiro do Paço e o livestreampode ser seguido em stopplasticpollution.eu
 
HORA DO PLANETA ME PORTUGAL – 111 MUNICIPIOS CONFIRMADOS
111 municípios confirmaram até ao momento que irão apagar as luzes dos seus principais monumentos, fazendo também um compromisso pelo ambiente para o resto do ano. Entre os monumentos que irão apagar encontram-se o MAAT, o Museu da Eletricidade, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro de Alcobaça, Bom Jesus de Braga, Castelo de Bragança, Castelo da Feira, Castelo de Sabugal, entre outros.
Por todo o país irão decorrer eventos organizados por cidadãos e autarquias; o evento oficial acontece em Lisboa,umacaminhada e uma pedalada pelo planeta, com partida da Torre de Belém e chegada ao Terreiro do Paço, num percurso de 7,7 kms. O apagão será realizado noTerreiro do Paço às 20h30 e contará com a presença doVereador Sá Fernandes, da Câmara Municipal de Lisboa.
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, inscriçao via e-mail para mbarata@natureza-portugal.org. O programa, o percurso e o regulamento encontram-se disponíveis em https://horadoplaneta.pt/eventos/.
 
APOIOS
Este ano o evento conta como sempre com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Federação Portuguesa de Cicloturismo, do Turismo de Portugal, do Corpo Nacional de Escutas, do Atleta Rui Martins (apoiado pela Adidas) bem como de algumas empresas que apoiam o evento como os Hóteis Marriott, Tetra Pak, a Werun, e a Tábua Rasa, entre outras.  
 
 
LIGA-TE AO PLANETA
Este ano, a Hora do Planeta continua a promover o mote #LigateaoPlaneta ou #Connect2Earth.
A natureza fornece-nos tudo o que precisamos para viver - do ar que respiramos à água que bebemos, e o abrigo que precisamos para a economia em que confiamos, mas também melhora as nossa vidas. No entanto, a sua crescente perda coloca tudo isto sob ameaça. 
As alterações climáticas continuam a ser um grande desafio para todos nós. Mas há outra ameaça urgente agora que exige a nossa atenção: a perda da natureza. Essas duas ameaças combinadas significam que devemos agir - e o momento é agora.
HORA DO PLANETA PELO MUNDO 
Na última década, a Hora do Planeta inspirou milhões a apoiarem e participarem na discussão sobre Clima e em iniciativas ambientais, ajudando a impulsionar a política climática, a conscientização e ação um pouco por todo o mundo.
“Por um lado, temos a responsabilidade de viver em harmonia com a natureza, por outro a natureza é de vital importância para nossa vida quotidiana, nós dependemos desta para a comida que comemos, para o ar que respiramos e para a água que bebemos, e muito mais. Ao mesmo tempo estamos a empurrar o planeta para o seu limite e assim a natureza está ameaçada ”, disse Marco Lambertini, Diretor Geral da WWF
 “A Hora do Planeta 2019 é uma excelente oportunidade para iniciar um movimento imparável pela natureza e para ajudar a garantir um compromisso internacional que trave e reverta a perda de Biodiversidade – um Novo Acordo pela Natureza e para as Pessoas, tão abrangente e ambicioso quanto o acordo climático global. ”
Este ano deve ser outro momento importante pela  Hora do Planeta, convidando a ações sobre as questões ambientais relevantes. 
No Equador, por exemplo, a Hora do Planeta está a ser usada para conseguir uma lei sem plástico na capital de Quito, e na Finlândia mais de um quarto da população do país está a ser desafiado a adotar uma dieta mais equilibrada e melhor. No Quénia vão ser plantadas mil milhões de árvores até 2030 para restaurar a cobertura florestal. Na Indonésia iniciou-se um incentivo dirigido a 5 milhões de jovens para  que adotem um estilo de vida mais verde. São inúmeras as iniciativas que em todo o mundo inspiram as consciências e ação sobre a importância, juntos, aproveitarmos esta oportunidade de proteger o Planeta e de melhorar a nossa forma de viver.
A WWF lançou uma parceria com a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica para criar connect2earth.org na qual as pessoas, empresas e organizações podem encontrar ferramentas para impulsionar a ação pela natureza. Através do apelo mainstream da Hora do Planeta, as vozes de muitos milhões de pessoas em todo o mundo será necessário impulsionar a natureza na agenda global. As pessoas podem falar pelo planeta, prometendo o seu apoio e dando a sua Voz pelo Planeta, convocando os líderes mundiais a concordar com o Novo Acordo pela Natureza e as pessoas. A petição será apresentada na Convenção da ONU sobre Diversidade biológica COP em 2020, quando um novo conjunto de metas globais sobre a natureza será acordado pelos governos.
Num claro reconhecimento do importante papel que os jovens terão na criação de um mundo mais sustentável, a WWF também fez uma parceria com a Zinkia Entertainment Ltd, os criadores do conhecido personagem de desenho animado Pocoyo e a Organização Mundial do Movimento de Escuteiros para inspirar 50 milhões de escuteiros em todo o mundo para ajudarem a enfrentar os desafios ambientais mais prementes do planeta.
 
EMBAIXADORES
Os nossos embaixadores não quiseram deixar de mostrar o seu apoio e como em anos anteriores enviaram vídeos para ajudar a divulgar a ação. São eles: Monica e Rubim, Mário Franco, Quimbé, Pedro Sousa, Diogo Branco, Beatriz Figueira, Margarida Pinto Correia, Sandra Cardoso, Barbara Bandeira, Kasha (Francisco dos Dama), Pedro Lima, Joana Seixas, os Anjos, entre outros. Veja aqui: https://vimeo.com/wwfportugal
O APAGÃO
O apagão da Hora do Planeta decorre entre as 20h30 e as 21h30, hora local, sendo esperado que 111 municípios apaguem as luzes dos seus monumentos. A lista completa está disponível no nosso website e nas nossas redes sociais vamos divulgar alguns dos eventos que cada um irá organizar com os seus munícipes. 
Monumentos Nacionais:
Mosteiro de Alcobaça, Castelo de Bragança, Castelo de Pombal, Convento de São Francisco, Castelo Palmela, Bom Jesus de Braga, Forte de Santa Catarina, Igreja de São Sebastião de Cuba, Torre do Relógio de várias freguesias, Castelo de Porto de Mós, Castelo da Feira, Castelo Sabugal, Igreja do Alvito, Ponte 25 de Abril, Castelo de São Jorge, MAAT, Museu da Eletricidade, Santuário do Cristo Rei, Mosteiro dos Jerónimos, Castelo da Feira, entre outros. 

EMPRESAS
Com o compromisso de ‘Continuar a reduzir a pegada ecológica’, o El Corte Inglés juntou-se recentemente à iniciativa, reduzindo o consumo de energia; gerir a água de forma sustentável; minimizar os materiais e plásticos utilizados; gerir e segregar resíduos; reciclar; formar e sensibilizar o pessoal e Informar e sensibilizar os clientes.’
Também a Bershka acaba de se juntar à Hora do Planeta através da venda de uma tshirt que apoia os nossos projectos, e que tem a imagem do globo estampada com o nome Home, alertando para a urgência de cuidarmos da nossa única Casa – o Planeta.
A Bershka irá doar à WWF, 2€ por cada t-shirt vendida, para sua missão de conservação da biodiversidade. A t-shirt é JOIN LIFE.Care for Fiber: 100% algodão orgânico, algodão cultivado através de práticas que nos ajudam a proteger a biodiversidade. Care for Water: Estes artigos foram tingidos utilizando tecnologias que reduzem o consumo de água.
https://www.bershka.com/es/mujer/colecci%C3%B3n/camisetas/camiseta-bershka-%2B-wwf-c1010193217p101943803.html?colorId=250
Pedalada pela Hora do Planeta 2018