Edição 2012 | WWF

Edição 2012



"Na segunda metade deste século, como pode a Terra sustentar uma população humana de nove ou mais mil milhões de pessoas, e ao mesmo tempo, as populações de outras espécies com as quais compartilhamos o planeta?"

"Como se pode travar o esgotamento dos recursos naturais e restaurar ecossistemas degradados e, ao mesmo tempo conservar a biodiversidade, manter os serviços essenciais dos ecossistemas e providenciar o acesso equitativo aos recursos naturais, alimentos, água, fibras e combustível a mais de 9 mil milhões de pessoas em 2050?"

Estas e outras questões são respondidas no Relatório Planeta Vivo 2012 da WWF.

Diretamente do Espaço: André Kuipers, Astronauta da Agência Espacial da Europa e Embaixador WWF lança o Relatório do Planeta Vivo 2012, veja aqui:

Imagens do estado do mundo, enviadas por André Kuipers para a WWF:

"Temos a capacidade de salvar a nossa casa, protegendo o nosso planeta. Não só para o nosso próprio benefício, mas, sobretudo, para as gerações vindouras. Nós temos as soluções. Todos podem fazer uma contribuição, fazendo as melhores escolhas na maneira como governar, produzir e consumir. Cuidar melhor do planeta está em nossas mãos." diz ele.

O que há de novo no Relatório do Planeta Vivo 2012:

  • A crescente pegada da urbanização.
  • Uma nova perspectiva sobre a pegada da água, o que nos permite olhar para o consumo de água mensal com base na disponibilidade nas bacias hidrográficas.
  • A "luta pela terra" ao nível global e a pegada ecológica dos países.
  • Os vários cenários sobre os impactos das mudanças climáticas - nos oceanos, no Ártico, nas florestas e na biodiversidade.
  • A "secção de escolhas " - na perspectiva da WWF, One Planet (por um único planeta).

Há apenas uma Terra: A edição 2012 do Relatório do Planeta Vivo (LPR) destaca a enorme pressão que a humanidade está a colocar sobre o nosso planeta. Nós estamos a usar 50 por cento a mais dos recursos que a Terra pode e tem para oferecer. Em 2025, até dois planetas não serão suficientes.

As pessoas em harmonia com a natureza - é possível: Podemos criar sociedades mais justas e equitativas - fornecimento de água, alimentos e energia para todos - através da gestão sustentável dos recursos naturais da Terra.

Todos nós precisamos de comida, água e energia, estes vêm da natureza. Logo, precisamos natureza!

7 mil milhões de expectativas, um planeta: o nosso capital natural está a diminuir e nossa Pegada Ecológica está aumentar. É urgente e necessário agir para garantir que podemos viver em harmonia com a natureza.

A pressão populacional: o aumento populacional é um importante factor que explica a pressão sobre o ambiente. A população mundial duplicou desde 1950 – hoje somos 7 mil milhões (dados de 2011); a previsão é que se pode atingir os 9,3 mil milhões de pessoas em 2050.

Consumo insustentável: a tendência para o aumento do consumo nos países de alto rendimento em todo o mundo e em países BRIICS, combinada com crescimento da população, fornecem sinais de alerta para o possível aumento da pegada no futuro.