Os Montados | WWF

Os Montados



Uma das características mais importantes destes sistemas é a sua diversidade. O montado é usualmente composto por uma cobertura entre 40 a 60 árvores por hectare, um sub coberto arbustivo, e frequentemente e um estrato herbáceo muito rico em diversidade de espécies.

O montado fornece coberto ou abrigo a diferentes espécies de aves ou mamíferos.

  
	© WWF Mediterrâneo / Rui CUNHA
© WWF Mediterrâneo / Rui CUNHA

Sabia que…

…O felino mais ameaçado do mundo, o Lince Ibérico, tem nos povoamentos de sobreiro e azinheira o seu habitat favorito?

…E que Rapinas ameaçadas como a Águia Imperial e a Águia de Bonelli nidificam nestas árvores?

…E que é ainda bastante rico em espécies de flores?

E sabia que…

…Os Montados são locais importantes para o Pombo-torcaz e suportam uma grande variedade de espécies de caça menor (perdiz vermelha, coelho bravo, lebre) ou caça maior (javali, veado) algumas das quais, por sua vez, são o suporte de outras espécies predadoras?

Rapinas como a Águia Cobreira, Águia Calçada, Peneireiro Cinzento, Milhafre Real ou mamíferos como o Gato bravo ocorrem frequentemente nos Montados.

Para além da biodiversidade o Montado também fornece importantes serviços ambientais quer ao nível da protecção dos solos (ex. a fertilidade dos solos tende a ser mais elevada sob a influência das copas das árvores) quer da retenção de água (ex. facilitando a infiltração da água no solo e sua absorção pela matéria orgânica).

Estes valores estão intrinsecamente dependentes da manutenção do sistema silvo pastoril Montado, um sistema que necessita de gestão para manter a sua diversidade estrutural.

A WWF identifica, por isto, o Sobreiro como uma espécie prioritária.

A WWF reconhece o Montado da Charneca do Tejo/Sado como Floresta de Alto Valor de Conservação (FAVC).

  
	© WWF Mediterrâneo / Rui CUNHA
© WWF Mediterrâneo / Rui CUNHA