Saramugo – o Pequeno Guerreiro Pela Sobrevivência das Águas do Guadiana | WWF

Saramugo – o Pequeno Guerreiro Pela Sobrevivência das Águas do Guadiana



O Saramugo (Anaecypris hispânica) é o mais pequeno peixe da fauna da bacia do Guadiana. O seu comprimento raramente ultrapassa os 7 cm, sendo que, regra geral, as fêmeas são maiores que o macho. Possuem um corpo estreito, coberto com escamas finas e pequenas de coloração prateada na zona do ventre, castanho-claro na zona dorsal e quase amarelo na lateral, apresentando por vezes reflexos rosados e alguns pontos negros espalhados pelos flancos.

Tem uma reduzida longevidade, de 3 a 4 anos. O que os coloca ainda mais na lista de espécies ameaçadas da Europa correndo o risco de extinção. Foi classificado como “Criticamente em Perigo” pelo Novo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e como “Em Perigo” pela IUCN Red List of Threatened Species, constando também na lista de espécies da Rede Natura 2000.

É uma espécie endémica da Bacia do Guadiana, não existindo em qualquer outro sistema fluvial; contudo, curiosamente, este peixe nunca foi detectado no troço principal do rio, mas sim em dez das ribeiras afluentes do Guadiana: Xévora, Caia, Álamo, Degebe, Ardila, Chança, Carreiras, Vascão, Foupana e Odeleite.

O Saramugo tem sofrido uma redução significativa nas últimas duas décadas, particularmente as populações da região central e superior da bacia do Guadiana em território nacional. Esta situação de declínio deve-se à má gestão dos habitats aquáticos e leito dos rios (devastados por incêndios há alguns anos).

Para proteger esta espécie a WWF desenvolveu um projecto de conservação que incluiu:

  
	©
Saramugo
©
  
	©
Ribeira do Vascão
©

· A designação de sítios, por níveis de prioridade, para inclusão na Rede Natura 2000;

· A reabilitação dos cursos de água em que a espécie existe ou tem possibilidade de existir;

· A integração efectiva da conservação da ictiofauna no Plano de Bacia Hidrográfica do rio Guadiana;

· O estabelecimento de colaborações transfronteiriças que promovam uma gestão integrada dos recursos aquáticos.