Viva Verde
Viva verde
Você pode fazer a diferença! Como?
É fácil...
O nosso planeta não precisa de grandes gestos magnânimos da sua parte, nem que revolucione por completo a sua vida para o ajudar a manter Vivo!
Apenas necessita que cuide dele com respeito e cuidado, porque afinal de contas, esta é a sua casa a verdadeira herança que vai deixar às gerações vindouras!
E para manter o Planeta Vivo, apenas terá que alterar pequenos grandes gestos, do seu dia-a-dia, que se refletem: no que consome, onde consome, o que adquirir e como agir!
Proteja o Planeta

Na sua vida prática podem ser criados impactos positivos, por exemplo:
- Quando vai ao supermercado
Olhe bem para os rótulos e cerifique-se da sua origem. Prefira sempre produtos locais, da época e frescos. Estes têm menor pegada ecológica no que diz respeito ao seu transporte, produção e armazenamento;
Faça uma pequena horta, nem que seja na varanda. E quando for ao supermercado prefira sempre produtos produzidos ou embalados o mais perto possível da zona onde reside, estará a diminuir a sua pegada ecológica ao fazê-lo (se ainda não fez o seu calculo quanto à sua pegada ecológica, faça-o aqui)
- Ao comprar peixe
Procure saber se este é certificado pelo MSC -Marine Stewardship Council – este simbolo indica que o peixe provem de pesca sustentável.
- Consumo
Dê preferência a produtos de origem florestal (papel, madeira, cortiça, etc) e certifique-se que eles ostentam o símbolo FSC – Forest Stewardship Council. Estes produtos têm menor pegada ecológica do que os de origem sintética (plásticos e derivados) e são oriundos de florestas geridas de forma sustentável;
Prefira cortiça: sempre que beber uma garrafa de vinho confirme se esta é engarrafada com rolha de cortiça. Ao escolher cortiça nenhuma árvore irá ser cortada, só a casca da árvore é utilizada para produzir as rolhas e a árvore fica sempre viva. Escolher cortiça ajuda a manter uma economia muito importante para Portugal, cerca de 70.000 pessoas vivem deste negócio e o nosso País é o maior produtor e exportador de cortiça do mundo; é ainda uma escolha amiga do ambiente porque está a ajudar a preservar espécies que só vivem associadas aos sobreiros como são o caso do lince ibérico e águia imperial. E já agora pense nisto quando abrir aquela garrafa de champanhe em ocasiões especiais!
- Água
Quando lava os dentes ou toma banho não deixe a água correr de forma desnecessária, lembre-se que a água é um recurso limitado;
Se tiver espaço exterior, a compra de um recipiente grande que colocará em zona onde costuma chover pode render-lhe alguns litros de água que pode usar, por exemplo, para regar o jardim.
Aproveite sempre a água que corre enquanto a água para o duche aquece, basta que tenha um jarro ou balde na banheira para recolher a água que normalmente desperdiça. Depois é só usá-la numa outra atividade, como regar as plantas ou lavar o chão, por exemplo.
- Transportes públicos
Use-os tantas vezes quanto possível, o transporte partilhado é uma solução cada vez mais sustentável até porque a maioria das transportadoras tem desenvolvidas tecnologias cada vez mais ecológicas para levar os seus clientes aos destinos desejados numa vertente mais sustentável.
- Energia
Desligue a televisão ou computador e todos os outros aparelhos da ficha, não os deixe em stand by. Nunca deixe os carregadores dos aparelhos ligados quando estes não estão a carregar. Isso implica consumo energético e logo uma factura ambiental e económica mais elevada;
- Reciclagem
Recicle, sempre e apele aos amigos e familiares para que o façam também. Acima de tudo envolva as crianças neste processo, até porque, é do futuro deles que se trata.
- Consulte o WebGIS da WWF
O Habeas identifica e quantifica geograficamente as chamadas Áreas de Alto Valor de Conservação, em particular nos montados de sobreiro e azinheira, onde valores como biodiversidade, armazenamento de carbono e regulação do ciclo da água assumem uma importância crítica.
Com a ferramenta a que a WWF chamou HABEaS podem identificar-se as Áreas de Alto Valor de Conservação, que estão mapeadas e cartografadas, podendo estas serem gratuitamente consultadas através de um Sistema de Informação Geográfica online (WebGis).
MSC -Marine Stewardship Council

FSC – Forest Stewardship Council

HABEaS
